Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita padaria de Nova Iguaçu nesta quinta-feira

29.09.2016 - 17:59
20160929_132304edt3_1475182794.14.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta quinta-feira (29/09), uma nova ação da Operação "Uhú Nova Iguaçu!". O objetivofoivistoriar padarias, bares e restaurantesdo Município deNova Iguaçu. Foram fiscalizados sete estabelecimentos e todos eles foram autuados, sendo um deles interditado. Foram descartados 110kg e 55g de produtos impróprios ao consumo.

A Padaria Primici, localizada na Av. Monte Líbano, 222, no bairro Jardim Tropical,foi interditada devido às suas condições precárias de funcionamento. Foi constatado pelos fiscais apresença de ratos nas prateleiras e na área de estocagem da farinha, além de restos de alimentos no chão com indícios de mordidas de roedores. O estabelecimentoestava com pisos quebrados, teto com mofo, equipamentos sujos, utensílios guaradados no chão e fiação exposta. A padarianão possuíaalvará de funcionamento, não disponibilizava exemplares do Livro de Reclamações nem do Código de Defesa do Consumidor para consulta,não emitia nota fiscal e não apresentou os certificados do Corpo de Bombeiros,de potabilidade da água e de dedetização. No local, não era afixado os cartazes obrigatórios do Disque 151 (telefone do Procon Estadual de denúncias e dúvidas do consumidor), do Disque 180 (para denúncias de violência contra a mulher) e do informativo sobre o fornecimento de água potável e gratuita, nem a tabela de preços. Foi encontrado na área de vendas quatro pacotes demeio quilo de pão de forma com prazo de validade vencido.

Na Padaria do Rui, localizada na Rua Ministro Lafaiete de Andrade, 1827, no bairro Jardim Alvarada, a cozinha estava suja, os pisos quebrados, as janelas sem tela de proteção e as lixeiras abertas e sem tampa. Na área de produção e lanchonete havia três botijões de gás em uso, o que não é permitido pelo certificado do Corpo de Bombeiros para o estabelecimento. Os fiscais deram o prazo de 30 dias para limpeza e reparos na cozinha e solicitaram a retirada imediata dos botijões do local. Não havia cartazes do Disque 151, do Disque 180 e o cartaz informativo sobre o fornecimento de água potável e gratuita. Também não havia exemplares do Livro de Reclamações e do CDC para consulta dos consumidores. Os certificados de potabilidade da água, de dedetizaçãoeo alvará de funcionamento não foram apresentados aos fiscais.Foram encontrados 200ml de essência de alho e 600ml de essência de cebola vencidos. Sem especificação do prazo de validade, havia 8kg e 800g de produtos, entre recheio de frango, aparas de frios, salsicha e granulado.

Balanço da Operação Uhú Nova Iguaçú!

1 - Pilar Grill Ltda (Av. Governador Roberto Silveira, 540): Ausência do manual de boas práticas da Anvisa. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz informativo sobre o fornecimento de água potável e gratuita. Havia reclamação não enviada no prazo ao Procon. Verificou-se que a operadora da balança não estava programando o desconto do peso do prato plástico ou quentinha.

2 - Padaria do Rui (Rua Ministro Lafaiete de Andrade, 1827): Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz informativo sobre o fornecimento de água potável e gratuita. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização.Ausência do alvará de funcionamento.Ausência do Livro de Reclamações. Produtos vencidos:200ml de essência de alho, 600ml de essência de cebola. Produtos sem especificação: 1kg e 800g de recheio de frango, 4kg e 700g de aparas de frios,1kg e 200g de salsicha, 1kg e 100g de granulado. Cozinha suja, pisos quebrados, janelas sem tela de proteção e lixeiras abertas e sem tampa. Prazo de 30 dias para melhoria das condições da mesma, sob pena de interdição. Encontrados na área de produção e lanchonete três botijões de gás em uso. Determinado a retirada imediata por pessoa capacitada e proibição de uso no interior do estabelecimento conforme certificado do Corpo de Bombeiros.

3 – Meu Sonho (Est. Dr. Mário Pinoti, 744): Produtos vencidos: 24 ovos de Páscoa(150g cada), 1 litro de leite, 1kg de massa para lasanha, 1kg de massa para lasanha, 6kg e 500g de mistura para bolo, 1kg de choco ball, 1litro e 500ml de corante, 800ml de aroma de laranja, 1kg e 500g de recheio torta de limão. Produtos sem especificação: 2kg e 300g de aparas de frios. Constatada a utilização de botijão de gás. Determinada a retirada imediata por pessoa capacitada e proibição de uso no interior da loja.

4 - News International Buffet (Rua coronel Alfredo Soares, 145): Vencido: 250 g de muçarela de búfala. Sem especificação: 400g de farinha de quibe, 500 g de macarrão colorido,550g de presunto.Sem especificação e mal acondicionados (em vasilhas sobrepostas): 900g de cuscuz marroquino,650g de arroz cereais, 700g de farinha de quibe,550g de cenoura ralada, 2kg e 600 g de salada de feijão fradinho. Portas de refrigeradores precisando de reparo. Prazo de 15 dias para realização sob pena de interdição do equipamento. Duas reclamaçõesnão enviadas no prazo ao Procon. Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do manual de boas práticas da Anvisa. Ausência do cartaz informativo sobre o fornecimento de água potável e gratuita.

5 - Padaria Planeta Pão (Rua Dr. Paulo Froes Machado,164): Vencidos: 25kg mistura de bolo; 10kg de mistura; 2kg de geleia; 3kg de geleia, 1kg e 500g de recheio coco; 4kg geleia morango. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do cartaz informativo sobre o fornecimento de água potável e gratuita. Foram constatados quatro botijões em uso e dois em estoque. Certificado do Corpo de Bombeiros não permite utilização de gás canalizado. Proibida a utilização até aprovação dos Bombeiros.

6 - Supermercados Vienense (Rua Dr. Taiwan, 80 lj 7): Produtos sem especificação: 12kg e 155g de azeitona verde; 9kg e 800g de bacalhau. Produtos sem especificação e mal armazenado: 2 kg de doce de mamão. Produtos com validade expirada: 12 ovos de galinha; 2kg e 500g de porco. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Câmara de laticínios: piso quebrado. Câmara de carnes: ralo aberto e sem tampa.

7 - Padaria Primici (Av. Monte Líbano, 222): Condições precárias de funcionamento, com pisos quebrados, teto com mofo, presença de ratos nas prateleiras e na área de estocagem da farinha, restos de alimentos no chão com indícios de mordidas de roedores, equipamentos sujos, utensílios no chão, fiação exposta. Ausência de nota fiscal, Certificado do Corpo de Bombeiros,certificado de potabilidade da água, certificado de dedetização,alvará de funcionamento, Livro de Reclamações, CDC para consulta, cartaz do Disque 151, cartaz do Disque 180, cartaz informativo sobre o fornecimento de água potável e gratuita, tabela de preços. Produtos vencidos na área de vendas: quatro pacotes (500g cada) de pão de forma. Estabelecimento interditado até que todas as irregularidades apontadas sejam sanadas.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil