Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua oito lanchonetes da praça de alimentação do Norte Shopping nesta quarta-feira

26.10.2016 - 17:26
20161026_114922edt_1477509988.6.jpg

O Procon Estadual realiza, nesta quarta-feira (26/10), uma nova etapa da Operação Hora do Lanche, desta vez foram vistoriados 16 estabelecimentos da praçadealimentação do Norte Shopping. Neste mesmo dia, outra ação, em conjunto com a Decon, foi realizada no Supermarket de Ricardo de Albuquerque. Lá, os fiscais descartaram 35kg de alimentos impróprios ao consumo e interditaram duas câmaras frias.

Em uma filial do Mc Donald's, foram encontrados 200g de bacon processado vencidos e 3kg de batata sem especificação do prazo de vencimento. No Livro de Reclamações havia um registro anotado de forma incorreta e a reclamação não havia sido enviada ao Procon-RJ, como determina a lei. A câmara congelada estava desorganizada, com excesso de caixas. Os fiscais determinaram a limpeza e organização da mesma, sob pena de interdição. Já no restaurante Ox Grill, 17kg de frango e salgados estavam sem especificação da data de produção e de vencimento. Não havia cartazes do Disque 151, do Disque 180 e daquele que informasobre a disponibilidade de água filtrada no local para clientes.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Habib's; Viena Express; Bob´s; Koni Store; Billy the grill; Batata Inglesa; Parmê; Karibu.

Fiscais descartam 35kg de produtos impróprios no Supermarket

Em uma vistoria em conjunto com a Delegacia do Consumidor no Supermarket localizado na Rua Japoara, 165,emRicardo de Albuquerque, o Procon Estadual descartou30kg de frios, maionese, recheios e massaimpróprios ao consumo por estarem mal armazenados. Além disso, havia noestabelecimento4kg e 800g de linguiça de frango fina e 500g de bacalhau vencidos.Duas câmaras no local, uma de congelados e outra de resfriados, foram interditadas. Ambas estavam com piso e rodapéquebrados e trilhos enferrujados. Os fiscais encontraram um registro no Livro de Reclamações não encaminhada ao Procon.Um botijão de gás estava engatado e em uso na cozinha e outro em estoque, contrariando o laudo de exigências do Corpo de Bombeiros para o supermercado e haviapacksde refrigerantes em contato direto com chão no estoque seco.

Balanço da Operação Hora do Lanche

1 – Mc Donald's: Vencido: 200g de bacon processado. Sem especificação: 3kg de batata. Livro anotado de forma incorreta e reclamação não entregue. Câmara congelada desorganizada com excesso de caixas. Determinado organização imediata sob pena de interdição.

2 – Subway: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz do Disque 180.

3 - Burger King: Ausência do Livro de Reclamações.

4 - Ox Grill: Sem especificação: 11kg de frango; 6kg de salgados. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência de cartaz sobre disponibilidade de água filtrada.

5 - Spoleto/Domino´s: Produtos vencidos: cinco latas (350ml, cada) de refrigerante. Ausência do certificado de dedetização. Registro no Livro de Reclamações não enviado no prazo legal.

6 – Abibs: Ausência de cartaz do Disque 180. Livro não autenticado.

7 – Lecadô: Havia cinco registros no Livro de Reclamações não entregues tempestivamente ao Procon.

8 - Mister Pizza: Havia cinco registros no Livro de Reclamações não entregues tempestivamente ao Procon. Livro escrito de forma incorreta.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil