Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro supermercados da Zona Oeste nesta terça-feira

10.01.2017 - 15:35
WP_20170110_13_22_43_Pro_1484069752.64.jpg

O Procon Estadual realizou nesta terça-feira (10/01), em Jacarepaguá, mais uma etapa da Operação Secos e Molhados. Os fiscais vistoriaram quatro supermercados: dois em Curicica, um na Taquara e outro em Jacarepaguá. Todos foram autuados. Esta etapa da Operação descartou 174kg e 867g de produtos impróprios ao consumo.

No Mercado Unidos, localizado na Estrada dos Bandeirantes, 8000, em Jacarepaguá, estavam vencidos 2kg e 600g de linguiça calabresa e 1kg e 360g de linguiça mista. Devido à ausência de certificado de potabilidade da água, os fiscais determinaram a limpeza da caixa d'água em 24 horas e a apresentação do documento no prazo de 15 dias. Não era informado ao consumidor que o prazo de validade das bebidas lácteas em promoção estava próximo.

No Dispensa Cheia, localizado na Rua Iataiçaba, 391, loja c, em Curicica, estavam sem especificação de validade: 2kg e 554g de salgados suínos, 2kg e 590g de aparas de carne suína, 4kg de presunto e 56 dúzias de ovos. Entre os alimentos vencidos havia 3kg e 405g de costelinha suína. Os seguintes documentos estavam ausentes no momento da fiscalização: alvará de funcionamento, certificado de potabilidade da água e o certificado de dedetização. Não havia no local o exemplar do Livro de Reclamações nem o cartaz do Disque 151. Não havia caixa preferencial e balança de precisão à disposição do consumidor.

Já a filial Rede Multi Market, localizada na Rua André Rocha, 3079, em Curicica, não apresentou alvará de funcionamento, certificado de potabilidade da água, certificado de dedetização, Livro de Reclamações nem balança de precisão. Além disso, foram encontrados ferrugem nos ganchos e caixas de madeira na câmara frigorífica. Foram descartados sem especificação de vencimento: 4kg e 600g de leite condensado, 6kg e 960g doce de leite, 6kg e 455g de pão francês e 40kg de aparas de carne bovina. Um botijão de gás, conectado na padaria, foi retirado imediatamente e teve o bico da saída de gás lacrado por não ser permitido seu uso.

No Rede Smart, na Estrada do Rio Grande, 4360, na Taquara, os fiscais descartaram 42 kg de produtos sem especificação de vencimento entre carne bovina previamente moída, bacon, frios, aparas de carne bovina e 45 dúzias de ovos sem especificação expostos ao sol. O caixa preferencial possuía espaço menor que 90 centímetros. Não foi apresentado certificado de potabilidade da água, Livro de Reclamações, cartaz proibindo a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e Cartaz do Disque 151. O teto do açougue estava com fiação exposta e os fiscais deram o prazo de 15 dias para reparo.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil