Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Mais quatro supermercados de Niterói são autuados pelo Procon Estadual nesta quinta-feira

12.01.2017 - 16:11
site_1484244697.57.jpg

Após autuar cinco mercados de Niterói na última quarta-feira (11/01), o Procon Estadual retornou à cidade nesta quinta-feira (12/01) e voltou a encontrar irregularidades em todos os estabelecimentos fiscalizados. Desta vez foram quatro os mercados autuados e 120kg e 600g a quantidade de alimentos impróprios para o consumo descartados em uma nova etapa da Operação Secos e Molhados.

Nos mercados Hexa (Rua José Vicente, 763,Engenhoca) e Garritano (Rua Eduardo Luiz Gomes, 13, Centro), os fiscais encontraram bacalhau e outros produtos salgados expostos à venda sem qualquer proteção, expostos a insetos e com manipulação direta por parte do consumidor. Também no Hexa, havia moscas e baratas nas áreas próximas ao açougue. Os fiscais determinaram a imediata limpeza e o reforço da dedetização.

Os fiscais deram um prazo de 20 dias para que os responsáveis pelo Multi Market da Rua Desembargador Lima e Castro, 12, no Fonseca, façam reparos na loja. Foram constatados problemas no piso das câmaras frigoríficas. Na câmara onde são armazenadas as carnes, os tendais (locais onde os ganchos são apoiados) estavam enferrujados. Já na área da padaria, não havia telas de proteção nas janelas e o piso estava quebrado. Caso as obras não sejam feitas dentro do prazo, a loja será interditada.

Balanço da Operação Secos e Molhados:

1 - Multi Market (Rua Desembargador Lima e Castro, 12, Fonseca): Piso das câmaras frigoríficas necessitando de reparo. Na câmara frigorífica das carnes, os tendais (locais onde os ganchos são apoiados) estavam enferrujados. Na área da padaria, ausência de telas de proteção nas janelas e piso quebrado. Os fiscais deram umprazo de 20 dias para os reparos, sob pena de interdição.

2 - Mercado Hexa (Rua José Vicente, 763,Engenhoca): Produtos vencidos: 10 garrafas de iogurte (900g cada), expostas à venda, e 35kg de mortadela na câmara frigorífica. 20kg de salgados expostos à venda com moscas e permitindo contato direto do consumidor. Ausências: certificado de potabilidade da água, cartaz do 151, cartaz informando a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores e certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Havia moscas e baratas nas áreas próximas ao açougue. Os fiscais determinaram a imediata limpeza e o reforço da dedetização. Câmara do açougue com tendais enferrujados e paletes de madeira na câmara congelada (a lei determina que sejam de material lavável).

3 - Princesa (Rua Presidente Pedreira, 193, Ingá): Produtos vencidos:1kg e 600g de geleia de brilho sabor maracujá e 10kg de fios de ovos.

4 - Garritano (Rua Eduardo Luiz Gomes, 13, Centro): 33kg de salsicha vencida. 12kg de bacalhau exposto à venda sem proteção, com insetos e manipulação direta pelo consumidor. Ausência do certificado de potabilidade da água.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil