Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua cinco restaurantes no Centro do Rio nesta quinta-feira

06.03.2017 - 15:22
20170223_130243edt_1488824569.54.jpg

O Procon Estadual iniciou as ações da Operação Esquentando os Tamborins de 2017 no dia 6 deste mês, e já contando com a ação desta quinta-feira, vistoriou 83 estabelecimentos, dos quais 47 foram autuados.

No total, foram descartados 153kg e 464g de alimentos impróprios para o consumo. A operação, que tem o objetivo de fiscalizar estabelecimentos nas áreas em que vão circular alguns dos principais blocos de carnaval de rua do Rio e Grande Rio, encerrou hoje fiscalizando seis restaurantes do Centro do Rio. Apenas um local não foi autuado.

O Restaurante Antigamente, localizado na Rua do Ouvidor, 43, armazenava os seguintes produtos sem especificação de validade: 9kg e 900g de molho de tomate; 1kg e 400g de requeijão; 800g manteiga com ervas; 3kg de maionese; 1kg e 300g de linguiça calabresa cozida; 5kg e 700g de costela bovina. Outros 330g de maionese estavam vencidos. O ambiente da cozinha estava muito quente, pois o exaustor estava desligado, o que ocorre com frequência devido ao barulho do equipamento. Os fiscais determinaram que a exaustão do local funcionasse sempre durante a utilização da cozinha. Além disso, a lixeira estava sem pedal, o piso estava quebrado e as portas dos balcões refrigerados, quebrada. Não havia no local exemplar do Livro de Reclamações, certificado do Corpo de Bombeiros, manual de boas práticas da Anvisa, cartaz do Disque 180 (combate à violência contra a mulher) e cartaz da gratuidade da água potável e filtrada.

Os restaurantes Hachiko, na Travessado Paço, 10, Escondidinho, no Beco dos Barbeiros, 12, e Verde Vício, na Rua Buenos Aires, 22, não apresentaram os certificados de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros. Já o La Sagrada Familia, na Rua do Rosário, 98, além daqueles documentos, não apresentou o certificado de dedetização.

O restaurante Le Gout (Conselheiro Saraiva, 28) não apresentou irregularidades.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil