Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta 61kg de alimentos em supermercados da Pavuna e de São João de Meriti

09.03.2017 - 17:09
20170309_104826edt_1489090195.51.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta quinta-feira (09/03), uma nova ação da Operação Secos e Molhados. Desta vez os fiscais vistoriaram um supermercado na Pavuna e três em São João de Meriti. Três destes estabelecimentos foram autuados, onde se descartou 61kg e 580g de alimentos impróprios para o consumo.

Na filial do Extra, localizado na Rua Sargento Fontes, 48, na Pavuna, os fiscais descartaram 22kg e 520g de alimentos impróprios. Na área da padaria, foram descartados 2kg de massa para brigadeiro, 150g de queijo prato, 90g de apresuntado e 80g de tomate grape, todos fora do prazo da validade. Outras 200g de maionese foram descartados, pois o pote estava aberto e sem especificação da data de vencimento. Ainda na padaria, não foram apresentados aos fiscais os certificados de potabilidade da água e o do Corpo de Bombeiros. A fiscalização também descartou 11kg de bacon vencido e 9kg de peixes dilacerados e abertos expostos à venda, podendo ser contaminados. A câmara resfriada das margarinas foi interditada pois apresentava bolor, rachadura e oxidação no aparelho reforçador da temperatura. Foi dado ao estabelecimento o prazo de 30 dias para reparo.

No Guanabara (Avenida Nossa Senhora das Graças, 222, Centro, São João de Meriti) foram encontrados em carrinho na área de vendas, anunciadas como promoção relâmpago, 30kg de linguiça sem especificação da validade. Além disso, a fiscalização determinou a limpeza e organização imediata das câmaras, sob pena de interdição das mesmas.

Já no Extra localizado na Rua São Pedro, 57, Centro de São João de Meriti, 8kg de carne sem especificação de validade foram descartadas e 1kg delas estava fora do prazo de validade. O estabelecimento não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros, pois está em obra estrutural, necessitando de seu término para providenciar o documento.

Não foram encontradas irregularidades no Extra localizado na Rua Assia Tanus Bedran, 4, Centro, São João de Meriti.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil