Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual encontra diversas irregularidades em câmaras de supermercados de Pilares

10.03.2017 - 17:33
IMG_0541aaaa_1489177994.12.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta sexta-feira (10/03), uma nova ação da Operação Secos e Molhados, que, desta vez, vistoriou supermercados em Pilares, Zona Norte do Rio. A fiscalização descartou 44kg e 186g de alimentos impróprios para o consumo. Todos os quatro estabelecimentos vistoriados foram autuados.

No Intercontinental, localizado na Avenida João Ribeiro, 124, a fiscalização descartou 33kg e 900g de salsicha e 3kg e 186g de mortadela, ambos sem especificação do prazo de validade. Na filial do Supermarket, localizado na Avenida João Ribeiro, 124, foram descartados 4kg de muçarela mal armazenada e 300g de bisnaguinha vencida. Já no Assaí, localizado na Avenida Dom Helder Câmara, 6.350, os fiscais descartaram 2kg e 500g de linguiça calabresa e 300g de massa de pastel, todos fora da validade.

As câmaras dos supermercados apresentaram várias irregularidades. Na câmara congelada do açougue do Supermarket, a porta estava sem vedação, com goteira e com palet de madeira (a lei determina que sejam de material lavável). A câmara de congelados do Intercontinental estava com goteiras e chão quebrado. O estabelecimento recebeu o prazo de 15 dias para corrigir as irregularidades da câmara, sob pena de interdição.

Também com problemas em uma câmara estava o supermercado Campeão, localizado na Avenida Dom Helder Câmara, 7.384. A de laticínios apresentava goteira. O estabelecimento também tem o prazo de 15 dias para reparar este problema, sob pena de interdição.Os estacionamentos dos supermercados vistoriados também apresentaram irregularidades. Os do Supermarket, Assaí e do Campeão não apresentaram seguro para os carros. Além disso, a lei determina que 5% das vagas de estacionamento sejam destinadas a idosos e 2% para pessoas com deficiências. No Supermarket não havia vagas para idosos nem para deficientes, já no Campeão não havia vaga para idoso. Foi dado o prazo de 15 dias para os estabelecimentos adequarem os locais, sob pena de interdição.

 

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 -Supermarket (Av. João Ribeiro, 124, Pilares):4kg de muçarela mal armazenada e 300g de bisnaguinha vencida. Câmara congelada do açougue com porta sem vedação, palete de madeira e goteira. Câmara de salgados com madeira como apoio de paletes e caixas encostadas em ferrugem da câmara. Câmara de resfriado do açougue com buraco na parte superior da porta ocasionando a não manutenção da temperatura. Prazo de 15 dias sob pena de interdição. Ausência do cartaz do Disque 151. Cartazes informando a limitação de compra por cliente em promoção e não responsabilização por objetos de valor deixados na recepção. Encarte anunciando sabão em pó dando mais destaque ao preço do kg e não do total, determinada a correção, e informação de preço de fralda induzindo consumidor a erro. Estacionamento sem apólice de seguro, sem vaga para idoso e sem vaga para deficiente. Prazo 15 dias sob pena de interdição.

2 – Intercontinental (Av. João Ribeiro, 40): Produtos sem especificação da validade:3kg e 186g de mortadela e 33kg e 900g de salsicha. Câmara de laticínios com bolor na parede e teto e chão sujo. Câmara de congelados com chão quebrado e goteiras. Prazo de 15 dias sob pena de interdição. Ausência de identificação do frigorifico no açougue e ausência de tela em padaria na área do exaustor.

3 – Assaí (Av. Dom Helder Câmara, 6.350): Produtos vencidos: 2kg e 500g de linguiça calabresa e300g de massa de pastel. Ausência do cartaz sobre a disponibilização do Livro de Reclamações.Ausência de preços em balas ausência de tabela de cigarro na lanchonete. Estacionamento sem seguro.

4 – Campeão (Av. Dom Helder Câmara, 7.384):Câmara de carne com ferrugem e paletes de madeira.Câmara de laticínios com goteira.Prazo de 15 dias para reparos sob pena de interdição.Estacionamento sem seguro e ausência de vaga de idoso. Prazo de 15 dias sob pena de interdição.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil