Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita posto de gasolina em operação conjunta

14.03.2017 - 17:13
20170314_093613edt_1489522458.18.jpg

Em conjunto com os agentes da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo, e com a Secretaria de Fazenda, o Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou nesta terça-feira (14/03), mais uma ação da Operação Bomba Limpa. Dois postos de combustíveis foram fiscalizados nos bairros de Cascadura e Cachambi, na Zona Norte do Rio. Os dois foram autuados e um deles interditado.

O Posto Ale, localizado na Avenida Dom Hélder Câmara, 10.295, Cascadura, foi interditado por apresentar diversas irregularidades. No teste de aferição, uma das bombas apresentou diferença no volume, sendo apurado que o consumidor pagava mais litros do que levava. O equipamento foi interditado. Além disso as bombas não apresentavam informação referente ao distribuidor do combustível. Foram retiradas amostras de gasolina das bombas para análise e verificar se o combustível está adulterado ou não. No local havia apenas dois extintores de incêndio e o laudo de exigência determina seis. Além disso, o forro do teto do posto apresentava placas soltas, com risco de queda. A fiscalização ainda identificou que o estabelecimento não possuía um exemplar do Livro de Reclamações, não fornecia nota fiscal e a comercialização de cigarros era sem tabela de preço.

Já no Posto Andes, localizado na Rua Cachambi, 375, o Livro de Reclamações não era autenticado pelo Procon-RJ, como determina a Lei, e não havia o cartaz que informa a disponibilização do livro. Amostras de combustíveis também foram foram recolhidas para análise.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil