Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita câmara frigorifica de supermercado da Taquara

17.03.2017 - 16:27
Extrapeixessite1_1489779066.49.jpg

O Procon Estadual realizou nesta sexta-feira (17/03) uma nova ação da Operação Secos e Molhados. Desta vez, a fiscalização vistoriou estabelecimentos na Taquara e em Curicica, Zona Oeste do Rio. Foram vistoriados quatro estabelecimentos e dois deles foram autuados.

Os fiscais voltaram em dois supermercados que foram autuados na ação da Operação Secos e Molhados no dia 06 deste mês. No Multimarket, localizado na Estrada Dos Bandeirantes, 2.629, a fiscalização verificou que o estabelecimento não cumpriu com as determinações dadas na última visita. A câmara frigorífica ainda estava com pisos quebrados, fiação exposta e apresentando ferrugem. Como o estabelecimento não cumpriu o prazo dado pela autarquia, a câmara foi interditada e assim ficará até a comprovação dos reparos necessários junto ao Procon-RJ. Ainda no estabelecimento, 2kg e 600g de carne previamente moída pelo estabelecimento, o que proibido por lei em nosso estado, foram descartados. Já o Supermarket, localizado na Estrada do Outeiro Santo, s/n, Taquara, o outro estabelecimento que a fiscalização tinha vistoriado anteriormente, não foram encontradas irregularidades.

No Extra, localizado na Estrada dos Bandeirantes, 175, Taquara, foram encontrados palets de madeira na câmara frigorífica de carnes. A Lei determina que estes sejam de material lavável. Foi dado pelos fiscais o prazo de 15 dias para adequação da Lei, sob pena de interdição. Na peixaria do supermercado, apesar de haver gôndola reservada, foi constatada a ausência de anteparos que impeçam de forma eficaz a manipulação dos peixes diretamente pelo consumidor, o que é proibido por Lei.Não foi apresentado aos fiscais o certificado do Corpo de Bombeiros.

No Mundial, localizado na Estrada dos Bandeirantes, 5.450, Curicica, os fiscais não encontraram irregularidades.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil