Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro lanchonetes e restaurantes no Norte Shopping

31.03.2017 - 16:54
Mineira_1490990049.13.jpg

Em uma nova etapa da Operação Hora do Lanche, o Procon Estadual fiscalizou, nesta sexta-feira (31/03), nove restaurantes e lanchonetes no Norte Shopping, autuando quatro deles. Ao todo, 34kg e 950g de alimentos impróprios para o consumo foram descartados pelos fiscais.

A maior quantidade de produtos impróprios (16kg e 400g) estava no restaurante À Mineira, onde havia 11kg de linguiça vencida. O produto estava fracionado e etiquetado em desacordo com a determinação do fabricante quanto à data de validade após a abertura da embalagem. Também havia 2kg e 700g de lagarto bovino sem especificação da validade e mais 2kg e 700g de carré mal armazenado, em pote plástico sem tampa e misturado com sacos plásticos expostos à contaminação.

O Bibi Sucos, além de não apresentar o certificado do Corpo de Bombeiros, tinha200g de queijo cheddare 100g de queijo catupiry vencidos e 3 litros de sorbet de pitaya e 250g de hambúrguer de soja sem especificação da validade.

No La Mole os fiscais encontraram 1kg de pudim vencido, 2kg de aliche e 200g de quinoa sem especificação da validade. O local não tinha o certificado de dedetização e o cartaz do Disque 180 (combate à violência contra a mulher). Já a Choperia Na Pressão foi autuada por ter produtos vencidos (1kg de alcaparrase 1kg de cebola, esta última vencida em 10/12/2016) e sem especificação da validade (9kg de queijo e 800g de carne moída). Também foram constatadas as ausências do cartaz informando sobre a oferta gratuita de água filtrada para os clientes e docartaz do Disque 180.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: O Camarão Arte Bia, Balada Mix, Botequim Informal, Outback e Parmê.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil