Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ autua quatro lojas de serviços automotivos na região de São Cristóvão

27.04.2017 - 10:28
20170424_115348edt_1493299652.22.jpg

O Procon Estadual realizou nesta segunda-feira (24/04), mais uma etapa da Operação Estepe, que tem como objetivo fiscalizar estabelecimentos especializados em pneus e serviços automotivos. Desta vez foram vistoriadas lojas nos bairros de São Cristóvão e Vasco da Gama, na cidade do Rio de Janeiro. Todos os quatro estabelecimentos vistoriados foram autuados pela fiscalização.

No Auto Center São Januário, localizado na Rua São Januário, 817, Vasco da Gama, os extintores de incêndio para uso do estabelecimento estavam com a validade vencida desde agosto de 2013. A fiscalização determinou a substituição imediata dos mesmos e a respectiva comprovação da troca junto à autarquia no prazo de 24 horas. Além disso, os fiscais interditaram o maçarico e proibiu a utilização dos demais equipamentos que produzem fagulha ou fogo até a troca dos extintores e a liberação do Procon-RJ, sob pena de desobediência. O estabelecimento não possuía o certificado do Corpo de Bombeiros e não tinha o preço dos produtos expostos à venda, como determina a Lei.

Os outros três estabelecimentos vistoriados - Casa do Taxista Pneus (Av. Brasil, 1.729), Tek Star Pneus (Av. Brasil 1.857) e Conde de Leopoldina Pneus (Rua Conde de Leopoldina, 276) - todos localizados em São Cristóvão, também não tinham os preços dos produtos expostos à venda.

Outras irregularidades foram constatadas pelos fiscais. A Casa do Taxista Pneus e a Tek Star Pneus não tinham disponível um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta. Além disso, a Conde de Leopoldina Pneus não apresentou o Certificado do Corpo de Bombeiros e a Tak Pneus não disponibilizava o cartaz do Procon-RJ.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil