Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Serviço do Governo Federal apresenta forma rápida de fácil para solucionar reclamações do consumidor

27.04.2017 - 14:29
Consumidor_site_2b_1493303840.63__1493314138.64.jpg

O Procon-RJ disponibiliza mais um caminho para a realização de reclamações pela internet: o consumidor.gov.br, portal criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e que pode ser acessado aqui ou pelo link que se encontra na página inicial de nosso site (www.procon.rj.gov.br). Este é um serviço público criado para a resolução de problemas de consumo, de forma rápida e desburocratizada, diretamente com as empresas nele cadastradas. O site é monitorado pelos Ministérios Públicos, Tribunais de Justiça e órgãos de defesa do consumidor de todo o país, como o Procon-RJ.

O objetivo do consumidor.gov.br é agilizar a resolução de conflitos entre consumidores e empresas. De acordo com a Senacon, atualmente 80% das reclamações registradas no portal são solucionadas e as empresas respondem as demandas dos consumidores em até 10 dias. Se o caso não for solucionado, o consumidor deve procurar os outros canais de atendimento do Procon-RJ, como o aplicativo para smartphones “Meu Procon-RJ” ou os diversos postos de atendimento da autarquia no estado do Rio, cujos endereços podem ser conferidos aqui.

É importante destacar que só são válidas neste novo serviço as reclamações para as empresas que lá estão cadastradas. A relação delas se encontra aqui.Para todas as outras, o consumidor carioca deve continuar usando Procon-RJ ou os demais órgãos de defesa do consumidor. Os casos que não forem solucionados pelo consumidor.gov.br devem ser levados para estes órgãos. Para tirar suas dúvidas sobre o serviço, o consumidor pode ver um vídeo tutorial neste link.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil