Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta 87kg de alimentos na Penha e Penha Circular

31.05.2017 - 17:30
PadariaCampista2site_1496262653.32.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira (31/05), uma nova Etapa da Operação Pagador de Promessas, que teve o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais na região da Penha, Zona Norte do Rio. Os fiscais vistoriaram quatro estabelecimentos e descartou 87kg e 956g de alimentos impróprios para o consumo. Todos os quatro estabelecimentos vistoriados foram autuados.

No restaurante Império Gourmet, localizado na Praça Panamericana, 57, Penha, 44kg e 500g de produtos sem especificação do prazo de validade foram descartados, entre eles: 12kg de ponta de agulha, 10kg de cupim, 10kg de frango cozido, 6kg de doce de leite, 5kg de doce de leite com chocolate, 1kg e 500g de maionese, 300ml de molho alcaparra e 200ml de molho de tomate. Além disso, a fiscalização encontrou 11kg e 500g de fermento biológico fora da validade. Na cozinha do estabelecimento a lixeira era sem pedal, o piso estava quebrado e o ralo sem proteção. Outras irregularidades foram encontradas: porta da câmara de resfriados e parte interna da geladeira estavam enferrujadas e havia fios expostos ao lado da câmara. Os fiscais deram o prazo de 15 dias para os reparos necessários. Não foram apresentados aos fiscais o certificado de potabilidade da água e os cartazes do Disque 151, Disque 180 e o que informa sobre o fornecimento água potável e gratuita para clientes.

Na Padaria Campista, localizada na Avenida Braz de Pina, 674, Penha Circular, a fiscalização descartou diversos produtos sem especificação do prazo de validade, entres eles: 7kg e 300g de mortadela, 3kg de leite condensado, 3kg de massa, 2kg e 600g de presunto, 2kg de linguiça calabresa, 2kg de peito de peru, 2kg de carne moída, 856g de restos de frios, 562g de requeijão, 500g de queijo prato, 300g de granulado de chocolate e 260g de salame. Outros produtos também foram descartados pela fiscalização, desta vez vencidos, entre eles: 5kg de frango congelado, 3 litros de chantili, 2 litros de refrigerante, 1 litro de leite e 150g de passas. Na cozinha a fiscalização encontrou fiação exposta, além de divisor de massa, geladeira e fogão enferrujados, chão e parede sujos, piso quebrado e basculantes sem tela de proteção. A fiscalização deu o prazo de 15 dias para reparos, sob pena de interdição. Os fiscais também identificaram que dois botijões de gás estavam sendo utilizados na cozinha, sem autorização do Corpo de Bombeiros. A fiscalização determinou a retirada imediata deles por pessoa capacitada. Não foram apresentados aos fiscais os certificados de potabilidade da água e nem o do Corpo de Bombeiros.

No Prezunic, localizado na Rua Bento Cardoso, 313, Penha, foram detectados os seguintes problemas estruturais: câmara de laticínios com infiltração e ferrugem, tubo de refrigeração da câmara de açougue com rachaduras e com partes soltas, além de prateleiras da câmara de sorvetes descascada. Foram descartados 2kg e 428g de filé mignon vencido, que estavam na câmara de açougue.

Na filial dos Supermercados Intercontinental, localizada na Avenida Braz de Pina, 181, Penha, a câmara de salgado apresentava prateleira enferrujada, infiltração e parede descascada; e na antessala havia prateleira enferrujada e palete de madeira - o que é proibido por Lei. Os fiscais constataram a ausência de um caixa especial para deficientes físicos. O espaçamento dos caixas era menor que 90cm, a lei determina que deve ter 90cm de largura, para facilitar o acesso a cadeirantes.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil