Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta mais de 120kg de alimentos impróprios em supermercado de Maricá

12.06.2017 - 17:41
20170612_120741site_1497299995.68.jpg

O Procon Estadual, realizou nesta segunda-feira (12/06), uma nova ação da Operação Ouro Negro, que tem o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais da cidade de Maricá, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Quatro estabelecimentos foram vistoriados, sendo que dois deles - O Queijão e a Clínica de Olhos Maricá - foram a pedido do Ministério Público Estadual. Na vistoria, todos os quatro estabelecimentos foram autuados, e a fiscalização descartou 121kg e 465g de alimentos impróprios para o consumo.

Só na filial dos Supermercados Econômico, localizada na Rua Gilmar dos Santos Duarte, 350, Loja 202, os fiscais descartaram 121kg e 215g de alimentos impróprios para o consumo. Foram 48kg e 500g de carré sem especificação da data do vencimento, sem proteção contra poeira e insetos e que estava sendo manuseado pelo consumidor; 36kg de carne previamente moída pelo estabelecimento na área de vendas do açougue (o que é proibido por Lei no estado do Rio); 32kg de linguiça exposta à venda e sem proteção contra insetos e poeira; 2kg e 700g de toicinho sem apresentar o seu prazo de validade; e 2kg e 15g de pontas de carne dentro da máquina de moagem. O estabelecimento não apresentou aos fiscais o alvará de funcionamento e nem o certificado de dedetização.

Em outro supermercado, dessa vez na filial da rede Princesa (Praça Conselheiro Macedo Soares, 102, Centro), a fiscalização encontrou problemas estruturais em duas câmaras e na área de manipulação das carnes. Na câmara congelada de carnes, o umbral, a porta e o trilho da porta apresentavam sujeira, ferrugem e bolor. Na câmara resfriada e na área de manipulação das carnes, os ralos estavam sem proteção para entrada de insetos. Os fiscais deram o prazo de 15 dias para a regularização desta irregularidades, sob pena de interdição.

Na filial da lanchonete O Queijão, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, 80/82, Itapeba, foram encontradas cinco latas de cerveja (350ml cada) vencida e 250g de azeitonas sem especificação da data da abertura e validade, sendo que também estava fora de refrigeração.

A Clínica de Olhos Maricá (Avenida Nossa Senhora do Amparo, 158, Lojas 11/12, Centro) não apresentou à fiscalização o Livro de Reclamações, o certificado do Corpo de Bombeiros e o alvará de funcionamento. Os fiscais também observaram que o estabelecimento não emitia nota fiscal dos serviços.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil