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CONSUMIDOR / recall

Relatório de recall: motocicletas Suzuki, modelos V-STROM1000A

23.06.2017 - 16:32

Campanha de chamamento: N° 08012.005891/2015-58

A Toledo da Amazônia Indústria e Comércio de Veículos Ltda (detentora da marca "Suzuki Motos" no Brasil) protocolou o relatório da campanha de chamamento das motocicletas Suzuki V-STROM1000A, modelos 2014 a 2016, em razão de possível falha no sistema elétrico e de ignição, além de corrosão dos conectores, passagem incorreta do chicote e fixação incorreta do cabo negativo da bateria, com consequente desligamento involuntário do motor da motocicleta, ou o não desligamento, mesmo quando realizado pelo condutor.

É necessário que o consumidor, repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. De acordo com a Suzuki, a campanha, com início do atendimento ao consumidor em 1 de fevereiro de 2016, abrange 799 motocicletas produzidas no período de novembro de 2013 a outubro de 2015 e colocadas no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo 9CDVU51AAEM100001 a 9CDVU51AAGM100799.

As motocicletas já reparadas estão distribuídos da seguinte forma pelos estados da Federação:

São Paulo - 146

Rio Grande do Sul - 53

Minas Gerais - 33

Rio de Janeiro - 21

Santa Catarina - 32

Paraná - 22

Pernambuco - 6

Espírito Santo - 1

Distrito Federal - 12

Goiás - 4

Rondônia - 0

Maranhão - 0

Mato Groso - 9

Pará - 0

Bahia - 36

Mato Grosso do Sul - 4

Alagoas - 0

Paraíba - 0

Rio Grande do Norte - 0

Ceará - 2

Piauí - 0

Sergipe - 16

Amazonas - 2

Roraima - 0

Acre - 2

Amapá - 0

Tocantins - 0

A empresa informa que atendeu 401 motocicletas, correspondendo a 50,18% das motocicletas atingidas por este chamamento, incluindo o estoque da fábrica.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Suzuki declarou que o motor pode "desligar repentina e involuntariamente, mesmo com a motocicleta em movimento", como também haverá "dificuldade de desligamento, mantendo-se ligada, mesmo quando acionado o desligamento", e "dificuldade de ligar através da partida elétrica". Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da marca Suzuki, por meio do telefone 0800 707 8020 ou pelo site www.suzukimotos.com.br.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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