Relatório de recall: Toyota Prius 2015/2016
03.07.2017 - 16:30
Campanha de chamamento: 08012.003527/2016-34
A Toyota do Brasil Ltda., divulgou o relatório da campanha de chamamento para os veículos Toyota Prius, fabricados entre 13/10/2015 a 25/07/2016 com os últimos oito dígitos do chassi G3000137 a G3531799.
Foi constatado que os veículos em questão são equipados com um sistema de freio de estacionamento acionado por pedal e cabo, os quais, após o acionamento, transmitem a força aplicada até os pistões das pinças de freio. Ao longo do tempo, durante a operação normal do veículo, o cabo poderá soltar-se tornando o freio de estacionamento inoperante. Se o freio de estacionamento estiver inoperante e o veículo estiver ligado com qualquer marcha diferente de "P" (Park: Estacionamento), poderá haver a movimentação do veículo e aumentar o risco de colisão.
A empresa informa que caso ocorra a falha mencionada acima, haverá risco de danos materiais e lesões físicas graves aos ocupantes e/ou a terceiros em caso de movimentação do veículo, causada pela soltura do câmbio de freio de estacionamento.
A Campanha de chamamento abrange 177 (cento e setenta e sete) veículos, deste, 82 foram reparados e estão distribuídos pelos seguintes Estados da Federação:
Acre: 1
Bahia: 3
Distrito Federal: 6
Espírito Santo: 1
Goiás: 2
Minas Gerais: 3
Mato Grosso do Sul: 3
Pernambuco: 1
Paraná: 3
Rio de Janeiro: 8
Rio Grande do Sul: 7
Santa Catarina: 2
Sergipe: 2
São Paulo: 40
Total reparado: 177
Faltam reparo: 95
Medidas correlativa: A partir de 07 de novembro de 2016, a Toyota promoverá a instalação de 02 (duas) presilhas para correta fixação do cabo de freio de estacionamento. O tempo de reparo é de aproximadamente 30 minutos.
Os proprietários deverão entrar em contato com a Rede de Concessionárias Autorizadas Toyota, para agendamento prévio. A relação de concessionárias autorizadas para atendimento está disponível nos sites www.toyota.com.br.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.