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CONSUMIDOR / recall

Relatório de recall: Toyota Prius 2015/2016

03.07.2017 - 16:30

Campanha de chamamento: 08012.003527/2016-34

A Toyota do Brasil Ltda., divulgou o relatório da campanha de chamamento para os veículos Toyota Prius, fabricados entre 13/10/2015 a 25/07/2016 com os últimos oito dígitos do chassi G3000137 a G3531799.

Foi constatado que os veículos em questão são equipados com um sistema de freio de estacionamento acionado por pedal e cabo, os quais, após o acionamento, transmitem a força aplicada até os pistões das pinças de freio. Ao longo do tempo, durante a operação normal do veículo, o cabo poderá soltar-se tornando o freio de estacionamento inoperante. Se o freio de estacionamento estiver inoperante e o veículo estiver ligado com qualquer marcha diferente de "P" (Park: Estacionamento), poderá haver a movimentação do veículo e aumentar o risco de colisão.

A empresa informa que caso ocorra a falha mencionada acima, haverá risco de danos materiais e lesões físicas graves aos ocupantes e/ou a terceiros em caso de movimentação do veículo, causada pela soltura do câmbio de freio de estacionamento.

A Campanha de chamamento abrange 177 (cento e setenta e sete) veículos, deste, 82 foram reparados e estão distribuídos pelos seguintes Estados da Federação:

Acre: 1

Bahia: 3

Distrito Federal: 6

Espírito Santo: 1

Goiás: 2

Minas Gerais: 3

Mato Grosso do Sul: 3

Pernambuco: 1

Paraná: 3

Rio de Janeiro: 8

Rio Grande do Sul: 7

Santa Catarina: 2

Sergipe: 2

São Paulo: 40

Total reparado: 177

Faltam reparo: 95

Medidas correlativa: A partir de 07 de novembro de 2016, a Toyota promoverá a instalação de 02 (duas) presilhas para correta fixação do cabo de freio de estacionamento. O tempo de reparo é de aproximadamente 30 minutos.

Os proprietários deverão entrar em contato com a Rede de Concessionárias Autorizadas Toyota, para agendamento prévio. A relação de concessionárias autorizadas para atendimento está disponível nos sites www.toyota.com.br.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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