Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ descarta mais de meia tonelada de alimentos impróprios em supermercados da Barra da Tijuca

10.07.2017 - 16:44
Extra1site_1499715742.35.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta segunda-feira (10/07), uma nova etapa da Operação Secos e Molhados, que vistoriou supermercados da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Foram vistoriados três estabelecimentos e todos foram autuados. Ao todo, a fiscalização descartou 566kg e 900g de produtos impróprios para o consumo.

Somente no Hipermercado Extra localizado na Avenida das Américas, 1.510, os fiscais descartaram 561kg e 300g de alimentos impróprios para o consumo. Dentre eles, estavam: 390kg de linguiça calabresa, 120kg de salsicha, 15kg de peito de peru, 10kg de presunto e 2kg e 800g de queijo, todos fora do prazo de validade. Outros 20kg de mortadela e 3kg e 500g de orelha suína estavam sem especificação do prazo de validade. Além dos produtos impróprios, a fiscalização detectou outros problemas no estabelecimento: fonte do valor da prestação a prazo maior do que a do preço do produto à vista, área de pescado sem barreira de proteção, pallets (suportes para caixas) de madeira nas câmaras de congelados (a legislação determina que os suportes sejam de plástico) e ausências dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água.

Na filial do Mundial da Praça Desembargador Araújo Jorge, 96, 4kg e 100 de ganache meio amargo e 1kg e 500g de ganache de chocolate branco estavam vencidos. As barreiras da área de pescado eram impróprias, possibilitando a manipulação pelo consumidor, e pallets de madeira foram encontrados na câmara de congelados. Os fiscais também encontraram divergências de preços de produtos entre a gôndola e o caixa.

No Carrefour localizado na Avenida das Américas, 5.150, havia pallets de madeira na câmara de laticínios e ausências dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água.

 

Operação noAeroporto Santos Dumont termina com sete restaurantese lanchonetes autuados

Na última quarta-feira (05/07), o Procon Estadual realizou uma etapa da Operação Ratatouille, que desta vez vistoriou restaurantes e lanchonetes do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Foram vistoriados nove estabelecimentos e sete foram autuados.

No Giraffas, os fiscais descartaram 7kg de maminha vencida. No Bob’s, três pacotes (500g cada) de pão de forma estavam fora do prazo de validade. Já no Pastatore, 475ml de molho parmesão também estavam fora da validade.

Em três estabelecimentos - Giraffas, Casa do Pão de Queijo e Subway – não foram apresentados à fiscalização os certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água. Em outros dois, Bob’s e Piola, não foi apresentado o certificado do Corpo de Bombeiros. E no Divino Fogão não havia o certificado de potabilidade da água. Além disso, um exemplar do Livro de Reclamações não estava disponível na Casa do Pão de Queijo.

Não foram encontradas irregularidades no Megamatte e no Spoleto.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil