Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ autua três estabelecimentos na Zona Norte do Rio

24.07.2017 - 17:41
20170724_102405site_1500928899.42.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta segunda-feira (24/04), uma fiscalização em estabelecimentos dos bairros do Del Castilho e Cachambi, na Zona Norte do Rio. Ao todo, três estabelecimentos foram vistoriados e todos foram autuados.

Na filial da Rede Economia, localizado na Rua Cachambi, 362, a fiscalização descartou 3kg e 600g de produtos sem especificação da data de fabricação e de validade. Foram descartados: 1kg e 900g de sardinha em bandejas da câmara de aves congeladas, 1kg e 300g de peito de peru da câmara de laticínios resfriados e 400g de recheio de abacaxi da câmara resfriada da padaria. O estabelecimento não possuía o cartaz indicando a proibição de venda de bebidas alcoólicas à menores de 18 anos, e não estava disponível para os consumidores uma balança de precisão para a verificação do peso dos produtos.

Na clínica de estética Internacional Beauty, localizada no Shopping Nova América (Av. Pastor Martin Luther King Jr., 126, Bl. 1, Sala 330, Del Castilho) e fiscalizada a pedido da 44° DP, os fiscais constataram a ausência de diversos certificados: do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água, de limpeza do reservatório da água e o de dedetização.

Já no Koni Store, também localizado no Shopping Nova América e fiscalizado a pedido do Ministério Público Estadual, as lixeiras estavam com o pedal quebrado. Os fiscais determinaram a troca imediata. Também foi constatado que uma promoção do estabelecimento não estava de acordo com a lei, que determina que a oferta da promoção deve ser feita de forma clara, precisa e ostensiva. A promoção oferecia descontos, mas não apresentava detalhes de como consegui-los. No estabelecimento informavam ao consumidor apenas a necessidade de baixar um aplicativo para saber os detalhes dela.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil