Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: Jaguar XE e F-Type

26.07.2017 - 17:08

A Jaguar e Land Rover Brasil Indústria e Comércio de Veículos Ltda., abriu campanha de chamamento para os veículos Jaguar XE e F-Type, ano/modelo 2017, em razão da possibilidade de falha do ativador do pré-tensor dos cintos de segurança dianteiros.

A campanha, que tem o objetivo de convocar os consumidores a efetuarem inspeção e, se necessária, a substituição dos conjuntos de pré-tensores e cintos de segurança dianteiros, abrange 197 (cento e noventa e sete) veículos, produzidos no período de 16 de fevereiro de 2016 a 16 de dezembro de 2016, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo SAJAB4AG3HL995144 a SAJAK4BN0HA971795, para os modelos Jaguar XE; e SAJAL67P5HMK41656 a SAJAJ61X3H8K46362, para os modelos Jaguar F-Type, distribuídos da seguinte forma pelos estados da Federação:

Amazonas – 5

Bahia – 8

Ceará – 4

Espírito Santo – 6

Goiás – 4

Maranhão – 4

Minas Gerais – 10

Mato Grosso do Sul – 6

Mato Grosso – 5

Paraíba - 6

Pernambuco – 4

Piauí – 2

Paraná – 16

Rio de Janeiro – 6

Rio Grande do Norte – 1

Rio Grande do Sul – 6

Santa Catarina – 19

São Paulo – 80

Total: 197

Em relação ao defeito que envolve os veículos, a Jaguar informou ter detectado que "a relação do composto de gás ativador pode não atender às especificações corretas. Assim sendo, o ativador do gás pode não funcionar corretamente, resultando em falha na ativação dos pré-tensores dos cintos de segurança".

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que "caso o pré-tensor do cinto de segurança não seja acionado em uma colisão que demandaria sua ativação, o ocupante do assento dianteiro respectivo poderá sofrer lesões".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil