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Procon Estadual autua 18 lojas do shopping Rio Sul nesta segunda-feira

21.08.2017 - 16:57
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O Procon Estadual realizou, nesta segunda-feira (21/08), uma nova etapa da Operação Número Um, fiscalizando o shopping Rio Sul, em Botafogo. Foram vistoriadas 48 lojas e restaurantes, dos quais 18 foram autuados. Os fiscais descartaram 37kg e 360g de alimentos impróprios para o consumo.

Os alimentos descartados foram encontrados nos restaurantes Taiping e Emporium Pax. Entre eles estavam 3kg e 400g de filé de peito de frango, 3kg e 200g de salmão cozido, 4kg e 170g de arroz integral, 3kg e 500g de macarrão, 1kg e 300g de inhoque, 900g de molho agridoce e 770g de ravióli, todos vencidos. O La Mole foi autuado porque um exaustor da cozinha estava enferrujado e com falhas na estrutura, sendo suspenso por um plástico.

Na loja Rigy, um cartaz na vitrine informavaque produtos selecionados no interior da loja estavam com desconto de 50%. No entanto, não havia indicativo dos produtos que apresentavam este desconto, nem diferença de valor nas etiquetas, impossibilitando que o consumidor soubesse se está ou não recebendo o desconto anunciado.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Foxton,John John, Le Lis Blanc, Anacapri, Beluga, Rosa Chá, Aquamar, Lojas Americanas, Farm, Enjoy, Toscana Frios, Mac, Mr. Cat, Óticas Carol, Armadillo, Farmalife, Contém 1g make-up, Ráscal, Ícaro, Zara Home,Gula Gula, Físico e Forma, Sushi Rio, Outback, Datelli, Richards, Crawford, O Boticário, Boutique do Papel e Mercatto.

O nome da operação é uma referência ao fato de o Rio Sul ter sido o primeiro shopping da cidade, inaugurado em 1980.

 

Balanço da Operação Número Um:

1 - Folic: Ausência do Livro de Reclamações.

2 - Arte em Casa Decor: Ausência do alvará de funcionamento e do cartaz do 151. Preços não visíveis.

3 - Tommy Hilfiger: Livro de Reclamações não autenticado.Ausência de preço exposto nos produtos.

4 - Odontomar: Ausência de cartaz do Livro de Reclamações e de preços nos produtos expostos.

5 - Lindt: Ausência do alvará de funcionamento.

6 - Taiping culinária japonesa e chinesa: Produtos vencidos: 3kg e 400g de filé de peito de frango, 3kg e 200g de salmão cozido, 2kg e 200g de harussame (salada de macarrão de arroz) e 1kg e 300g de salmão temperado.

7 - Granado: Ausência do alvará de funcionamento.

8 - Dona Xica: Ausência de preços na vitrine e do cartaz do 151.

9 - Ághata: Ausências dos cartazes do Livro de Reclamações e do 151.

10 - Emporium Pax: Produtos vencidos: 4kg e 170g de arroz integral, 3kg e 500g de macarrão,1kg e 300g de inhoque, 900g de molho agridoce, 770g de ravióli, 600g de extrato de tomate e 310g de queijo gorgonzola. Produtos armazenados sob refrigeração sem especificação da validade: 9kg de queijo mussarela ralado, 4kg de canja de galinha, 1kg e 200g de penne, 750g de espaguete e 760g de mistura de queijo e presunto picados.

11 - HB: Ausências do cartazes do 151 e doLivro de Reclamaçõese de preços nos produtos expostos.

12 - Siberian: Ausência do alvará de funcionamento.

13 - Liga Retrô: Ausência de preços nos produtos expostos no interior da lojae do cartaz 151.Livro de Reclamações não autenticado.

14 -Rygy: Na vitrine da loja, um cartaz informa que produtos selecionados no interior da loja estão com desconto de 50%. No entanto, no interior da loja, não há indicativo dos produtos selecionados com o desconto, nem diferença nas etiquetas, não permitindo ao consumidor saber se está ou não recebendo o referido desconto.

15 - Espaço Laser: Ausência do Código de Defesa do Consumidor, do cartaz do 151 e do Livro de Reclamações.

16 - Restaurante Ojo: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

17 - K-Za: Ausências do alvará,do cartaz do 151, do Livro de Reclamações e do Código de Defesa do Consumidor.

18 -La Mole: Exaustor na cozinha em estado de ferrugem, com falhas na estrutura e sendo suspenso por plástico.
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