Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 13 estabelecimentos no Shopping Jardim Guadalupe

05.09.2017 - 17:57
site_1504644773.45.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta terça-feira (05/09), uma nova etapa da Operação Imperatriz da América, que tem o objetivo de fiscalizar estabelecimentos do Shopping Jardim Guadalupe. Foram vistoriadas 32 lojas, das quais 13 foram autuadas.

Uma das irregularidades mais encontradas durante a fiscalização foi a ausência do alvará de funcionamento. Cinco lojas não tinham o documento: Centauro, Menina Valentina, CVC, Bed Store Colchões e Sketch. A filial da Casa&Vídeo estava sem sistema, impossibilitando as compras com cartões e não havia um informe visível do problema para os consumidores. Além disso, a política de troca da loja exige que o consumidor apresente a embalagem do produto, o que contraria a legislação.

Já na praça de alimentação, quatro estabelecimentos foram autuados. Entre eles estava a lanchonete Hot 'n' Tender, onde foram descartados 3kg e 300g de alimentos impróprios para o consumo, entre vencidos ou sem informação da validade.

Não foram encontradas irregularidades em 19 estabelecimentos: Mery Joias, Zeal Roupas, Ótica Carol, Shopping dos Doces, Enzo, Renner, World Tennis, Star Brink, La Partier Importados, Thidel, New Itália, Rommano Pizza & Grill, Vivenda do Camarão, Alphabeto, Ska, Pontapé, Havaianas, Aquamar e South.

O nome da operação é uma referência a Nossa Senhora de Guadalupe, que nomeou o bairro no final dos anos 1940. Conhecida como a padroeira das Américas, a santa ganhou o título de "Imperatriz da América" no ano 2000.

 

Balanço da Operação Imperatriz da América:

1 - Centauro: Ausência do alvará, do Livro de Reclamações e do seu cartaz informativo e do cartaz do 151.

2 - Menina Valentina: Ausências do cartaz do 151, do alvará, do Livro de Reclamações e do Código de Defesa do Consumidor.

3 - Inovacell: Ausências de preços nos produtos expostos à venda e do Livro de Reclamações.

4 - CVC: Ausência do alvará.

5 - Isabela Studio de Beleza: Ausências do Código de Defesa do Consumidor, do Livro de Reclamações, do certificado de potabilidade da água, do cartaz do 151 e dedocumento comprobatório de serviço ou compra de produto dado de imediato ao consumidor.

6 - Carolina Chic bijuteria: Ausência do Livro de Reclamações e do Código de Defesa do Consumidor.

7 - Bed Store Colchões: Ausências do cartaz do 151, do alvará, do Livro de Reclamações e do Código de Defesa do Consumidor.

8 - Subway: Ausências do cartaz do Disque 180 (número para denunciar casos de violência contra a mulher) e do que informa a oferta gratuita de água potável aos clientes.

9 - Mega Matte: Ausências dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água.

10 - Billy the Grill: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais determinaram o aumento das letras dos cartazes informativos sobre o índice de solubilidade da água.

11 - Hot 'n' Tender: 1kg e 600g de pão de hambúrguer vencido. Produtos sem especificação da validade: 1kg de molho rosè e 700g de contra filé. Ausências dos certificados de dedetização e de potabilidade da água.

12 - Sketch: Ausências do alvará e do Livro de Reclamações.

13 - Casa&Vídeo: A loja estava sem sistema, impossibilitando pagamentos com cartões, mas não havia informe visível do problema para os consumidores.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil