Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua seis supermercados no Rio e em Duque de Caxias

12.09.2017 - 17:17
site_1505247285.93.jpg

Em uma nova etapa da Operação Secos e Molhados, o Procon Estadual fiscalizou, nesta teça-feira (12/09), sete supermercados no Rio e em Duque de Caxias. Desses, seis foram autuados, Os fiscais também descartaram 143kg e 430g de alimentos impróprios para o consumo. Apenas no Assai (Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, 2,973, Duque de Caxias) os fiscais não encontraram irregularidades.

A maior parte dos produtos descartados estava na filial dos Supermercados Unidos da Estrada dos Bandeirantes, 8.000, Jacarepaguá: 122kg e 650g de alimentos como lombo suíno, salsicha e carne previamente moída. A legislação estabelece que a carne deve ser moída somente após o pedido do consumidor e diante dele. O estabelecimento também tinha problemas estruturais: ralo quebrado na câmara de resfriados e portal da câmara de congelados enferrujado, entre outros.

O Unidos e outros dois mercados usavam pallets de madeira, quando a lei prevê que estes suportes sejam de material lavável. Os outros dois estabelecimentos são o Prezunic da Estrada de Jacarepaguá, 7.153, Freguesia e o Guanabara da Rua Tenente José Dias, 460, Duque de Caxias. Neste último, os fiscais constataram que havia salsichas sendo vendidas com prazo de validade superior ao fixado pelo fabricante.

 

Balanço da Operação Secos e Molhados:

1 - Prezunic (Estrada de Jacarepaguá, 7.153, Freguesia): Ausência de balança de precisão. Câmara de salgados com ferrugem, pallets de madeira, acúmulo de água e porta com forro saindo.

2 - Carrefour (Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1.363, Duque de Caxias): Ausência de barreira de proteção na área de peixaria. Os fiscais determinaram a adequação. Câmaras de congelados e de laticínios com pisos quebrados e rachados. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos.

3 - Extra (Avenida Presidente Kennedy, 1.190, Duque de Caxias): Ausências do cartaz informando a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores, do certificado do Corpo de Bombeiros e do Livro de Reclamações.

4 - Superprix (Rua Bruno Giorgi, 114, Jacarepaguá): Produtos sem especificação da validade: 5kg e 700g de massa para pães e salgados, 1kg e 400g de queijo e 2kg de massa de pizza. Produtos vencidos: 2kg e 700g de margarina, 2kg e 850g de rabo suíno salgado e 6kg e 130g de lombo. Ausência do certificado de potabilidade da água.

5 - Guanabara (Rua Tenente José Dias, 460, Duque de Caxias): Pallets de madeira. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a adequação. Comercialização de salsichas com prazo de validade superior ao fixado pelo fabricante.

6 - Supermercados Unidos (Estrada dos Bandeirantes, 8.000, Jacarepaguá): 7kg e 300g de carne previamente moída. Produtos sem especificação da validade na área de açougue: 6kg e 600g de salsicha e 6kg e 500g de carnes. Produtos vencidos na área de açougue: 9kg de lombo suíno, 3kg de capa de costela e 61kg e 750g de carne. Produtos vencidos encontrados na câmara de congelados: 27kg e 600g de músculo e 900g de capa de filé. Área de açougue suja e com piso quebrado. Os fiscais determinaram a limpeza imediata e deram um prazo de 15 dias para os consertos estruturais. Câmara de congelados com portal enferrujado, chão rugoso, permeável e com sangue, mercadorias entulhadas e pallets de madeira. Câmara de resfriados com ralo quebrado e chão rugoso e permeável. Os fiscais determinaram a arrumação da câmara em 48 horas.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil