Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 10 supermercados nas zonas Norte e Oeste do Rio

13.09.2017 - 16:53
site_1505331931.63.jpg

Dez dos 11 supermercados fiscalizados nesta quarta-feira (13/09) foram autuados pelo Procon Estadual em uma nova etapa da Operação Secos e Molhados. Os estabelecimentos ficam nas zonas Norte e Oeste do Rio. Apenas no Guanabara da Avenida Teixeira de Castro, 90, Bonsucesso, não foram encontradas irregularidades.

Na filial da Rede Economia da Avenida dos Democráticos, 798, Manguinhos, os fiscais interditaram a área de estoque de alimentos da padaria porque encontraram fezes de rato espalhadas no local. Eles determinaram ainda o reforço da dedetização e da desratização, a limpeza e a organização em um prazo de 24 horas. No mesmo estabelecimento, foram descartados 101kg e 100g de um total de 168kg de alimentos impróprios para o consumo encontrados na ação desta quarta-feira.

Foram encontrados problemas estruturais no Pão de Açúcar da Avenida das Américas, 19.019, Recreio. Na câmara fria, por exemplo, havia ferrugem nas prateleiras, bolor nas paredes e eram usados pallets de madeira, quando a legislação determina que os suportes sejam feitos de material lavável. Já na câmara de pães do mesmo estabelecimento, o chão tinha buracos e havia ferrugem nas prateleiras e nos rodapés.

 

Procon Estadual participa de evento de aniversário do Código de Defesa do Consumidor

Nesta quarta-feira, o Procon Estadual participou de um evento em comemoração aos 27 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), realizado no Largo da Carioca em parceria com o Procon Carioca e a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB. Foram distribuídos exemplares do CDC e os consumidores puderam tirar dúvidas e fazer reclamações sobre problemas ligados às relações de consumo.

 

Balanço da Operação Secos e Molhados:

1 - Guanabara (Estrada Intendente Magalhães, 1.236, Vila Valqueire): Pallets de madeira na Câmara de salgados resfriados. Câmara de legumes com o ralo aberto na porta.

2 - Prezunic (Avenida das Américas, 16.100, Recreio): Na câmara resfriada de carnes, ferrugem no rodapé, chão com buracos e chapa de alumínio soltando e com ferrugem na parte interna. Chão rugoso com buracos na câmara de preparo de carnes. Portal com ferrugemna câmara de frutas e legumes. Chão com buracos na câmara de iogurtes. Pallets de madeira. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos.

3 - Extra (Rua das Rosas, 52, Vila Valqueire): Piso rachado e quebrado na câmara de congelados. Ausência de uma balança de precisão para consulta por parte do consumidor. Ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

4 - Campeão (Rua João Romariz, 217/219, Ramos): Ausência de caixa adaptado. Piso da câmara de congelado quebrado e porta e teto com ferrugem. Presença de cartaz limitando a compra de produtos. Produtos expostos diretamente sobre o chão. Ralo não sifonado na área de açougue.

5 - Makro (Avenida Itaoca, 886, Bonsucesso): 4kg e 890g de carne seca sem especificação da validade. Portão de acesso para cadeirantes com cadeado, não permitindo a entrada imediata.

6 - Pão de Açúcar (Avenida das Américas, 19.019, Recreio): Na câmara fria,ferrugem nas prateleiras, bolor nas paredes e uso de pallets de madeira. Na câmara de pães, chão rugoso e com buracos e ferrugem nas prateleiras e nos rodapés. Produtos vencidos na padaria: 9 mousses de chocolate (80g cada) e 1kg de brigadeiro. 420g de linguiça calabresa vencida na câmara resfriada da padaria. 300g de queijo provolone sem especificação da validade. 10kg de pé de porco vencido na câmara resfriada. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

7 - Rede Economia (Avenida dos Democráticos, 798, Manguinhos): 1kg e 500g de fermento químico vencido na área de padaria. Produtos sem especificação da validade na área de padaria: 1kg e 500g de presunto ralado, 3kg de goiabada, 700g de queijo parmesão e 1kg de creme para pão doce. Na área de preparo da padaria, lixeira sem acionamento automático, ralos quebrados e não sifonados. Área de guarda de alimentos da padaria com fezes de rato espalhadas no local, razão pela qual a área foi interditada. Os fiscais determinaram o reforço da dedetização e da desratização, a limpeza e organização em um prazo de 24 horas. Produtos sem especificação da validade na câmara de congelados do açougue, mal armazenados, alguns diretamente no chão, sem qualquer proteção contra contaminantes: 23kg e 800g de contra filé, 32kg de alcatra bovina, 19kg de músculo bovino, 3kg e 800g de filé mignon, 3kg e 800g de carré e 11kg de acém. Câmaras frigoríficas com piso rugoso de cimento não impermeável, porta com ferrugem, ferrugem nos trilhos e ralos abertos não sifonados. Os fiscais determinaram o reparo em 15 dias. Local comercializava salsichas e linguiças fracionadas com validade superior à determinada pelo fabricante. Ausências de caixa adaptado para cadeirantes e do certificado do Corpo de Bombeiros.

8 - Zona Sul (Avenida das Américas, 16.237, Recreio): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. 3kg de carne sem especificação da validade. Câmara resfriada com buracos no chão. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para o reparo.

9 - Mercado Valqueire (Rua Luiz Beltrão, 76, Vila Valqueire): 19kg de carne previamente moída. Ausência de uma balança de precisão para consulta por parte do consumidor. O caixa preferencial não possui espaçamento mínimo de 90cm. Os fiscais determinaram reforço da dedetização, pois havia uma barata na área de manipulação de salgados. 3kg e 800g de linguiça vencida.

10 - Flaviense (Rua Quiririm 1.295, Vila Valqueire): Câmara de resfriados com piso quebrado e rachado e tendal (apoio para os ganchos) enferrujado. Câmara de frios com o batente da porta enferrujado e com rugosidade. Piso quebrado na área do açougue. Lixeiras do açougue e do setor de frios sem tampa. Produtos sem especificação da validade: 9kg e 900g de músculo, 4kg e 600g de pá, 4kg e 700g de massa de pizza, 450g de queijo ralado, 1kg e 150g de brilho para cobertura e 3kg de cobertura de maracujá. Ausências de caixa preferencial, de cartaz informando a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e do certificado de potabilidade da água.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil