Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ descarta 150 kg de produtos impróprios

02.10.2017 - 18:15
20171002_124449_1506978928.12.jpg

O Procon Estadual realizou nesta segunda-feira (02/10) uma ação da Operação Secos e Molhados, que fiscalizou padarias e supermercados em Laranjeiras, Tijuca, Vila Isabel e Andaraí. Ao todo, 12 dos 15 estabelecimentos vistoriados foram autuados. Cerca de 150 kg de produtos impróprios para o consumo foram descartados durante a ação.

No Supermercado Extra localizado na Rua José Higino, 115, Tijuca, os fiscais encontraram 13kg e 160g de produtos vencidos entre margarina, linguiça calabresa e azeitona verde. Também foram descartados 9kg e 870g de produtos sem o prazo de validade, entre pizza, presunto fatiado e linguiça calabresa e brigadeiro. Na câmara de congelados a fiscalização identificou chão rugoso, batente com ferrugem e mercadorias empilhadas de forma desorganizada. No setor de peixaria, não havia barreiras impedindo o contato direto do consumidor com os produtos frescos a venda. Fiscais encontraram cartazes de eletrodomésticos que apresentavam maior destaque ao valor da parcela na compra a prazo do que o valor na compara à vista – fato que contraria a Lei. O estabelecimento não apresentou o Certificado dos Bombeiros e o Livro de Reclamações não estava autenticado pelo Procon-RJ. Na Drogaria Extra, dentro deste supermercado, não havia Livro de Reclamações nem preços nos produtos. Não foi apresentado aos fiscais a revista para consulta do consumidor que tem o preço máximo dos remédios à venda – item obrigatório em todas as farmácias e drogarias.

Na Padaria Aliança, que fica na Rua das Laranjeiras, 366, os fiscais descartaram 9kg e 800g de produtos sem a data do vencimento, entre massa de empadão, queijo ralado, frango assado, presunto, geleia de brilho e chocolates, branco, preto e amargo. O estabelecimento não apresentou o alvará de funcionamento.

Na filial dos Supermercados Premium, localizado no (Boulevard 28 de setembro, 310, Vila Isabel, a fiscalização encontrou 12kg e 200g de produtos sem informação da data de vencimento, entre frios. Coxa de peru, doce de mamão ralado e abóbora com coco. Também foi descartado 1kg e 500g de doce de cocada branca vencida. Já no Supermercado Campeão, que fica na Rua Barão de Mesquita, 764, Andarai, os fiscais descartaram 10kg de frios sem a data de vencimento.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Rede Ultra (Rua Conde de Bonfim, 507, Tijuca), Supermercado Mundial (Rua Santo Afonso 300, Tijuca) e Pão Companhia (Rua das Laranjeiras, 147).

Balanço da Operação Secos e Molhados:

1 -Supermercado Extra (Rua José Higino, 115, Tijuca) – 13kg e 160g de produtos vencidos entre margarina, linguiça calabresa e azeitona verde. 9kg e 870g de produtos sem o prazo de validade, entre pizza, presunto fatiado e linguiça calabresa e brigadeiro. Na câmara de congelados havia chão rugoso, batente com ferrugem e mercadorias empilhadas de forma desorganizada. No setor de peixaria, não havia barreiras impedindo o contato direto do consumidor com os produtos frescos a venda. Fiscais encontraram cartazes de eletrodomésticos que apresentavam maior destaque ao valor da parcela na compra a prazo do que o valor na compara à vista. Não apresentou aos fiscais o Certificado dos Bombeiros e o Livro de Reclamações não estava autenticado.

2 - Drogaria Extra (Rua José Higino, 115, Tijuca) – Ausência do Livro de Reclamações, preços em produtos e da revista com o preço máximo ao consumidor dos remédios à venda.

3 - Supermercados Extra (Boulevard 28 de setembro, 431, Vila Isabel) – Nas câmaras de armazenamento havia paletes de madeira, o que contraria a Lei. O estabelecimento tem 15 de prazo para substituí-los.

4 - Padaria São Salvador (Rua São Salvador, 87, Laranjeiras) – 8kg e 40g de produtos sem prazo de vencimento, entre massa de pão, pão de alho, creme culinário e frios. 24 galetos (cerca de 1kg e 600g cada) e guaraná (24 copos de 290ml cada). Havia uma goteira na câmara de resfriados, com um balde no chão aparando a água que pingava. Não foi apresentado aos fiscais o Livro de Reclamações, o alvará de funcionamento, os certificados de dedetização, e de potabilidade da água, nem os cartazes do Disque 180 (telefone para denúncia de violência contra mulher) e do que informa a oferta deáguapotávelgratuita para os clientes.

5 - Big Market (Rua Torres Homem, 122, Vila Isabel) – Fiscais encontraram piso quebrado na câmara de congelados, lixeira sem pedal e tendal enferrujado na câmara de carnes. Não foi apresentado os certificados dos Bombeiros e de potabilidade da água. 7kg e 300g de produtos sem a data de validade, entre massa de pizza, castanha de caju e pernil. 3kg de massa de pizza vencidos.

6 - Big Market (Rua Conde de Bonfim, 1198, Tijuca) – 15kg e 500g de produtos sem especificação da data de vencimento, entre pizza, queijo provolone, barriga de porco e salsicha de frango. Na câmara resfriada havia 6kg e 400g de pizza vencidas. O chão da câmara de resfriados apresentava rachaduras.

7 - Superprix (Rua Conde de Bonfim, 536, Tijuca) – 7kg e 56g de produtos vencidos, entre linguiça calabresa, paio e massa de pizza. Na câmara de carnes havia um buraco sobre a porta que pode alterar a temperatura em seu interior. Também havia tendais enferrujados. O estabelecimento não tinha uma balança de precisão para conferência do peso dos produtos pelo consumidor.

8 - Premium (Boulevard 28 de setembro, 310, Vila Isabel) – 12kg e 200g de produtos sem informação da data de vencimento, entre frios. Coxa de peru, doce de mamão ralado e abóbora com coco. 1kg e 500g de doce de cocada branca vencida.

9 - Panificação Aliança (Rua das Laranjeiras, 366) – 9kg e 800g de produtos sem a data do vencimento, entre massa de empadão, queijo ralado, frango assado, presunto, geleia de brilho e chocolates, branco, preto e amargo. Não apresentou o alvará de funcionamento.

10 - Supermercados Campeão (Boulvard 28 de setembro, 282 a 284, Vila Isabel) – 3kg e 128g de Figo vencidos. Câmara de carnes com tendais enferrujados e câmara de congelados com fiação exposta.

11 - Supermercados Campeão (Rua Barão de Mesquita, 764, Andarai) – 10kg de frios sem a data de vencimento.

12 -Padaria Rainha das Laranjeiras (Rua General Glicério, 407, Laranjeiras) – 4kg de produtos vencidos, entre frutas cristalizadas, coco ralado, gergelim e salsicha. Não apresentou aos fiscais o Certificado dos Bombeiros.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil