Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua oito lanchonetes e restaurantes no shopping New York City Center, na Barra

16.10.2017 - 17:24
site_1508181500.72.jpg

O Procon Estadual fiscalizou, nesta segunda-feira (16/10), lanchonetes e restaurantes do shopping New York City Center, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, em uma nova etapa da Operação Hora do Lanche. Oito dos 15 estabelecimentos vistoriados foram autuados.

A irregularidade mais encontrada foi a ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, constatada em cinco das oito lojas autuadas. Uma delas foi o Burger King, que também não tinha o certificado de potabilidade da água e o alvará de funcionamento. Na lanchonete, também foram encontrados produtos sem a informação do prazo de validade: 500g de cebola furiosa e 200g de onion rings.

O Applebee's, que também não tinha o certificado do Corpo de Bombeiros, o piso da entrada da câmara do bar estava quebrado. Os responsáveis têm um prazo de 15 dias para fazer o conserto. Os fiscais encontraram chope vencido em dois estabelecimentos: Devassa (10 litros) e Pizza Hut (1 litro e 800ml).

Em sete lojas não foram encontradas irregularidades: Balada Mix, Outback, Camarada Camarão, Bob's, Pe'ahi Sushi Bar, McDonald's e California Coffee.

 

Balanço da Operação Hora do Lanche:

1 - Starbucks: Ausências dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água.

2 - Devassa: 10 litros de chope vencido. Ausências do Código de Defesa do Consumidor, do certificado do Corpo de Bombeiros e dos cartazes que informam a oferta de água potável gratuita para os clientes e do Disque 180 (telefone para denúncias de casos de violência contra a mulher).

3 - Burger King: Ausências dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água e do alvará de funcionamento. Produtos sem especificação da validade: 500g de cebola furiosa e 200g de onion rings.

4 - Applebee's: Piso quebrado na entrada da câmara do bar. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para o conserto. Livro de Reclamações não autenticado. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

5 - Pizza Hut: 1 litro e 800ml de chope claro vencido em um barril de 30 litros engatado para uso. Ausência do certificado de potabilidade da água.

6 - Vizinhando: 3 litros de suco de laranja vencido. Lixeira sem pedal. Ausência do certificado de portabilidade da água.

7 - Madero: Livro de Reclamações não autenticado. Ausências dos certificados de dedetização e de potabilidade da água e do cartaz do Disque 180.

8 - Subway: Ausências do certificado do Corpo de Bombeiros e do cartaz do Disque 180.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil