Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descarta mais de 400kg de alimentos em três mercados de Itaboraí

18.10.2017 - 17:13
fotoEDT_1508353879.27.jpg

O Procon Estadual esteve, nesta quarta-feira (18/10), em Itaboraí realizando mais uma etapa da Operação Secos e Molhados. Todos os três mercados fiscalizados foram autuados e os fiscais descartaram 420kg e 945g de alimentos impróprios para o consumo.

A maior quantidade de produtos descartados foi encontrada no mercado Bom Frios (Avenida 22 de Maio, 2.856). Foram 270kg e 500g de alimentos sem especificação da validade (aparas de carne bovina, bacon e linguiça suína) e expostos sem proteção (linguiça e coxa e sobrecoxa de frango), além de carne previamente moída. A legislação em vigor no Estado do Rio estabelece que a carne deve ser moída somente após o pedido do consumidor e diante dele, a menos que esta venha moída do fornecedor.

Problemas estruturais foram encontrados nos três mercados vistoriados. No Maza Box (Avenida 22 de Maio, 6.224, loja 1), a câmara de preparação de alimentos tinha piso de cimento sem revestimento (a lei prevê que o piso tem que ser de material lavável) e poça d´água. Já no Multimarket (Rua Afonso Salles, s/nº), a câmara de laticínios tinha piso rugoso e quebrado e a câmara frigorífica, piso rugoso e tendais (apoios onde são pendurados os ganchos de carnes) enferrujados. O Bom Frios, por sua vez, tinha tentais e ganchos enferrujados, ralo sem proteção e chão rugoso nas câmaras de resfriados e laticínios.

 

Balanço da Operação Secos e Molhados:

1 - Maza Box (Avenida 22 de Maio, 6.224, loja 1, Itaboraí): Produtos vencidos: 2kg e 767g de linguiça calabresa, 6kg e 678g de salgados, 104kg de salsicha e 10kg de salsichão. Produtos sem especificação da validade: 4kg de miúdos suínos e 23kg de osso de peito. Piso de cimento sem revestimento e poça d'água na câmara de preparação.

2 - Bom Frios (Avenida 22 de Maio, 2.856, Itaboraí): Produtos sem especificação da validade: 82kg de aparas de carne bovina, 46kg de linguiça suína e 3kg e 500g de bacon. Produtos sem proteção, em contato direto com o consumidor: 75kg de linguiça e 52kg de coxa e sobrecoxa de frango. 12kg de carne previamente moída. Câmara de resfriados com chão permeável, rugoso e com poças de sangue. Portal, tendais e ganchos enferrujados. Ralo sem proteção. Sebo e osso misturados. Câmara de laticínios com piso rugoso.

3 - Multimarket (Rua Afonso Salles, s/nº, Itaboraí): Câmara de laticínios com piso rugoso e quebrado. Câmara frigorífica com piso rugoso e tendais enferrujados. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil