Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua nove hotéis em Botafogo e no Centro do Rio nesta segunda-feira

15.01.2018 - 17:10
20180115_115652edt2_1516043414.56.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta segunda-feira(15/01), a primeira etapa da Operação Esquentando os Tamborins do ano. A ação, que visa as férias de verão e o carnaval, período de grande movimento para a rede hoteleira, vistoriou 12 hotéis, no Centro do Rio e em Botafogo, autuou nove deles e ainda um restaurante dentro de um dos estabelecimentos. A cozinha de um dos hotéis foi interditada e cerca de 40kg de produtos impróprios ao consumo foram descartados.

A cozinha do Hotel OK, localizado na Rua senador Dantas, 24, no Centro, foi interditada. As condições de higiene eram precárias, havia muitas baratas na área de preparo, em cima dos alimentos e nas áreas de estocagem, os ralos estavam abertos, havia restos de alimentos no chão e nas prateleiras. Além disso, estavam vencidos 1 litro e 500ml de leite condensado e 200g doce de leite. Outros 7kg e 650g de alimentos estavam sem especificação da validade, entre queijo, molhos, bacon, xarope e escondidinho. O local também não contava com folhetos explicativos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e não fornecia preservativos.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Hotel Ibis (Avenida Marechal Câmara, 280 – Centro); Hotel Ibis PortoAtlântico (Avenida Professor Pereira Reis, 49 – Centro) e Hotel Atlântico Business (RuaSenador Dantas, 25 – Centro).

Procon Estadual autua dois estacionamentos

Na última terça-feira, o Procon Estadual realizou uma ação da Operação Pit Stop, cujo objetivo é fiscalizar estacionamentos. Foram vistoriados e autuados os estacionamentos do Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e o do Botafogo Praia Shopping. Os fiscais constataram que a Tecnopark Soluções, que assumiu no fim do ano passado o estacionamento do Parque dos Patins, não estava prestando o serviço dentro da lei. No momento da fiscalização, o local funcionava sem o alvará da prefeitura e sem cones ou correntes para guardar as vagas reservadas a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Além disso, não havia o Livro de Reclamações, o cartaz informando o telefone do Procon Estadual (151), as informações sobre o seguro e o cartaz alertando sobre o abandono de crianças e animais em veículos.

Na última sexta-feira (12/01), a Tecnopark apresentou a documentação, colocou cones para guardar as vagas reservadas e se comprometeu a informar o número da apólice do seguro em 15 dias. O estacionamento do Botafogo Praia Shopping, administrado pela Ancar, foi autuado por não ter o certificado do Corpo de Bombeiros e o cartaz alertando sobre o abandono de crianças e animais em veículos.

Balanço da Operação Esquentando os Tamborins:

1 - Zii hotel(Rua São Clemente, 30 – Botafogo): Ausência de cartaz “diga não ao turismo sexual”. Ausência de disponibilização de no mínimo três preservativos a preço de custo. Ausência de informação de que criança só pode ser hospedada com o responsável. Ausência de folheto explicativo sobre a prevenção da Aids. Ausência de ficha de identificação do menor. Ausência de cartaz do Disque 180 (violência contra mulher). Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de tabela de preços.

2 - Ibis (Praça Joia Valansi, 24 – Botafogo): Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do cartaz do Disque 180 (violência contra mulher). Ausência da ficha de identificação do menor nos termos da Lei 6.273/2012. Tabela de preços eventualmente aparece na televisão da recepção junto com propagandas, mas não há esta informação em cartaz afixado.

3 - Hotel Vila Galé (Rua Riachuelo, 124 – Centro): Produtos fora da validade: 5kg de canjica branca; 5kg de carne salgada; 800g de calda de caramelo. Havia 5kg de salsicha sem especificação quanto à data de manipulação e nova validade.

4 - Senado Rio Hotel (Rua do Senado, 179 – Centro): Não há no local quarto adaptado para portadores de necessidades especiais. No Café e Restaurante Rio Senado, foram encontrados produtos fora da validade: 400g de molho caesar; 150g de molho Juliana; 4kg e 100g de pães. Livro de Reclamações não autenticado.

5 - Mercure Hotel (Rua da Passagem, 39 - Botafogo): Ausências dos cartazes do Disque 151, do Livro de Reclamações do Disque 180.

6 - Ibis (Rua PaulínioFernandes, 39 – Botafogo): Ausência de folheto explicativo quanto à prevenção da Aids. Ausência de ficha de identificação do menor. Ausência de cartaz do Disque 180 (violência contra a mulher). No ato da fiscalização, o projetor que projeta os preços estava desligado.

7 - Novotel (Praia de Botafogo, 330 – Botafogo): Ausência de tabela de preços.

8 - Hotel Granada (Rua Gomes Freire, 530 – Centro): Produtos vencidos: 2kg e 400g de hambúrguer; 300g de salmão; 600g de salmão; 1kg de filé de frango; 150g de macarrão penne; 800g de champignon e 200g de tempero em pó de galinha. Produtos sem especificação: 700g de queijo prato e 1kg de peito de peru.

9 - Hotel OK (Rua senador Dantas, 24 – Centro): Vencidos 1 litro e 500ml de leite condensado; 200g doce de leite. Sem especificação: 6kg e 500g de queijo, 300ml de molho, 400g de bacon, 150ml de xarope, 300g de escondidinho. Ausência de folhetos explicativos sobre DSTs e ausência fornecimento de preservativos. Cozinha precária com muitas baratas em área de preparo em cima dos alimentos e áreas de estocagem, ralos abertos, restos de alimentos no chão, restos de alimentos nas prateleiras. Cozinha interditada até sanar irregularidades e comprovar junto ao Procon.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil