Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua Fasano e outros 11 hotéis da Zona Sul do Rio

26.01.2018 - 10:54
20180124_153241edt_1516971269.35.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira (24/01), nova etapa da Operação Esquentando os Tamborins. A ação, que visa o período de grande movimento para a rede hoteleira, vistoriou 16 hotéis em Ipanema, Botafogo, Copacabana e Leme, e retornou a um hotel no Centro que teve sua cozinha interditada na última semana. No total, 12 foram autuados e um desses foi o Hotel Fasano, localizado na Avenida Vieira Souto, 80, em Ipanema.

O Fasano foi autuado por não exibir os cartazes do Disque 151 (Procon) e do Disque 180 (violência contra a mulher), o cartaz “diga não ao turismo sexual” e os cartazes que informam as penas e punições para práticas de exploração sexual infantil e sobre a proibição de hospedagem de menor desacompanhado do responsável, além de informação sobre os preços das diárias não estar de forma visível ao consumidor. Os fiscais encontraram, na geladeira da cozinha do hotel, 1kg de creme de tomate com a validade vencida e 450g de vitela sem especificação de vencimento. 

No Copacabana Hotel, localizado na Rua Santa Clara, 141, em Copacabana, além da ausência de cartaz do Disque 151, ausência do cartaz do Disque 180 e da falta de preservativos nos quartos, foram encontrados 2kg e 600g de produtos vencidos, entre filé mignon, bacon e linguiça. Outros produtos estavam sem especificação de vencimento: um litro creme de leite, um litro de ketchup, 360g de queijo, 300g de carne assada e 130g de champignon.

Os fiscais retornaram ao Hotel OK, localizado na Rua Senador Dantas, 24, no Centro do Rio, que foi autuado no último dia 15 e hoje teve sua cozinha desinterditada.Na ocasião os fiscais descartaram cerca de 10kg de produtos impróprios ao consumo e muitas baratas em cima dos alimentos e áreas de estocagem, sujeira e outros problemas estruturais na cozinha que culminaram em sua interdição.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: JW Marriott Hotel(Avenida Atlântica, 2.600– Copacabana); Acapulco Copacabana Hotel (Rua Gustavo Sampaio, 854 - Leme); Hotel Portobay Rio Internacional(Avenida Atlântica, 1.500 - Copacabana) e Savoy Othon (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 995 – Copacabana).

Balanço da Operação Esquentando os Tamborins:

1 - Yoo2(Praia de Botafogo, 242 - Botafogo): Ausência do cartaz do Disque 151; ausência do cartaz do Disque 180; ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; ausência do cartaz das penas e punição das práticas de exploração sexual; ausência do folheto da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST´s); ausência de preservativos nos quartos; ausência de autenticação no Livro de Reclamações do Procon.

2 - Hotel Benidorm Palace (Rua Barata Ribeiro, 547 - Copacabana): Ausência de preservativos nos quartos e folhetos explicativos de prevenção das DST's. Condições da cozinha:ralo sem tela protetora; produtos mal armazenados em potes sem tampas.

3 - Novotel (Rua Gustavo Sampaio, 320 - Leme): Ausência do cartaz do Disque 151; ausência do cartaz do Disque 180; ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; ausência do cartaz das penas e punição das práticas de exploração sexual; ausência do folheto da prevenção de DST´s; ausência da informação da proibição de hospedagem de menor desacompanhado do responsável; ausência de ficha específica de identificação do menor; ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

4 - Real Hotel (Rua Real Grandeza, 122 – Copacabana): Ausência do cartaz do Disque 151; ausência do cartaz do Disque 180; ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; ausência do cartaz das penas e punição das práticas de exploração sexual; ausência do folheto da prevenção de DST´s; ausência da informação da proibição de hospedagem de menor desacompanhado do responsável; ausência de ficha específica de identificação do menor; ausência de preços da diária visíveis pelo consumidor; ausência de quarto adaptado; ausência de Livro de Reclamações do Procon; ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros e de certificado de potabilidade da água. A cozinha não possuía ralo com tela e sifonado nem tela de proteção contra vetores na porta de acesso para área de limpeza, a lixeira não tinha acionamento por pedal.

5 - Apa Hotel (Rua República do Peru, 305 - Copacabana): Ausência do certificado de potabilidade da água e ausência de pelo menos três preservativos nos quartos.

6 - Rio Design Hotel (Rua Francisco Sá, 17 – Copacabana): Não há fornecimento de preservativos nos quartos e folhetos explicativos da prevenção de DST's.

7 - Atlântica Hotels(Rua Sorocaba, 305 –Botafogo): Ausência do cartaz do Disque 151; ausência do cartaz do Disque 180; ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; ausência do cartaz das penas e punição das práticas de exploração sexual; ausência do folheto da prevenção de DST´s; ausência da informação da proibição de hospedagem de menor desacompanhado do responsável; ausência de ficha específica de identificação do menor; ausência de preços da diária visíveis pelo consumidor; ausência de quarto adaptado; ausência de Livro de Reclamações do Procon; ausência de certificado de limpeza da caixa d´água e de certificado de potabilidade da água.

8 - Copacabana Rio Hotel (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1.256 – Copacabana): Ausência do cartaz do Disque 151; ausência do cartaz do Disque 180; ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; ausência de Livro de Reclamações do Procon; ausência de certificado de dedetização.

9 - Orla Copacabana Hotel(Avenida Atlântica, 4.122 – Copacabana): Armazenado vencido na cozinha: 300g de filé mignon. Ausência de quarto adaptado; certificado de potabilidade da água vencido; ausência do cartaz do Disque 151; ausência do cartaz do Disque 180; ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; ausência de cartaz informando a proibição de hospedagem de menor desacompanhado do responsável.

10 - Mar Palace hotel (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 552 – Copacabana): Ausência do cartaz do Disque 151; ausência do cartaz do Disque 180; ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; ausência do cartaz das penas e punição das práticas de exploração sexual; ausência de cartaz sobre o Livro de Reclamações do Procon e ausência da informação da proibição de hospedagem de menor desacompanhado do responsável.

11 - Copacabana Hotel (Rua Santa Clara, 141 - Copacabana): Ausência de cartaz do Disque 151; ausência do cartaz do Disque 180 e preservativos nos quartos. Produtos vencidos encontrados na cozinha: 600g de filé mignon, 1kg e 500g de linguiça calabresa; 230g de carne moída; 300g de bacon. Produtos sem especificação encontrados na cozinha: 1 litro creme de leite; 1 litro de ketchup; 360g de queijo; 300g de carne assada e 130g de champignon.

12 – Fasano (Avenida Vieira Souto, 80, Ipanema): Havia 1kg de creme de tomate com prazo expirado e 450g de vitela, sem especificação de vencimento, ambos encontrados na geladeira da cozinha. Ausência do cartaz do Disque 151; ausência do cartaz do Disque 180; ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; ausência do cartaz das penas e punição das práticas de exploração sexual; ausência de cartaz informando a proibição de hospedagem de menor desacompanhado do responsável e ausência de preços da diária visíveis pelo consumidor.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil