Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 11 hotéis no Centro e em Santa Teresa nesta sexta-feira

26.01.2018 - 18:16
20180126_103352edt2_1516997773.65.jpg

O Procon Estadual realizou nesta sexta-feira (26/01) uma nova etapa da Operação Esquentando os Tamborins. Hoje, os fiscais vistoriaram 15 hotéis e um restaurante de um deles e autuou 12 estabelecimentos. A operação foi realizada no Centro e em Santa Teresa.

O Bristol East Lapa Hotel, localizado na região da Lapa, na Rua Riachuelo, 242, foi autuado pela ausência de cartazes de exibição obrigatória como o do Disque 151 (denúncias do Procon) e do Disque 180 (violência contra a mulher), do “diga não ao turismo sexual”, da informação de que a criança só pode ser hospedada com o responsável e com a tabela de preços visível ao consumidor. As informações estavam expostas em um display eletrônico, o que pode dificultar a leitura do consumidor. Além disso, não havia Livro de Reclamações, preservativos e folhetos explicativos da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST's) nos quartos, ficha específica de identificação do menor na recepção e não foi apresentado o certificado de potabilidade da água.

Já no Riá Restaurante, que fica dentro do Hotel Bristol, os fiscais encontraram 17kg e 700g de produtos com validade vencida entre farinhas, queijos e frango assado. Outros 2kg e 500g de batata palito estavam sem especificação da data de validade. O restaurante também não tinha o Livro de Reclamações do Procon.

Quatro hotéis não tinham quartos adaptados para portadores de necessidades especiais:Cruz de Ouro (Rua General Caldwell, 297 - Centro),The Villa(Rua Dr. Julio Otoni, 254 - Santa Teresa),La Costa (Rua Francisco Muratori, 13, Santa Teresa) ePouso Real (Rua do Rezende, 33, Centro).

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Hotel Monte Alegre (Rua do Riachuelo, 213 - Centro); Hotel Sheik (Avenida Gomes Freire, 55 - Centro); Fluminense Hotel (Rua dos Inválidos, 176 - Centro) e Arosa Rio Hotel (Avenida Henrique Valadares, 150 - Centro).

O Procon Estadual iniciou a operação Esquentando os Tamborins no dia 15 deste mês. Desde então foram vistoriados 123 hotéis nos bairros do Recreio, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, Botafogo, Flamengo, Glória, Centro e Santa Teresa. Foram descartados 215 kg de alimentos impróprios ao consumo e autuados, no total, 90 hotéis. Dois restaurantes que prestam serviços para hóspedes de hotéis que foram fiscalizados também foram vistoriados e autuados.

Balanço da Operação Esquentando os Tamborins:

1 - Da Lapa Design Hotel (Rua do Lavradio, 200 - Centro): Ausência do cartaz sobre a exploração sexual infantil; ausência do Cartaz do Disque 180 (violência contra a mulher); ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; ausência da informação de que a criança só pode ser hospedada com o responsável; ausência do cartaz das penas e punição das práticas de exploração sexual; ausência da tabela de preços visível ao consumidor; ausência de preservativos e folhetos explicativos da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST's) nos quartos;ausência do certificado de potabilidade da água; ausência do certificado de dedetização.

2 - Hotel Cruz de Ouro (Rua General Caldwell, 297 - Centro): Ausência de quarto adaptado para portadores de necessidades especiais.

3 - Bristol East Lapa Hotel (Rua Riachuelo, 242- Centro): Ausência do cartaz do Disque 151; ausência do Cartaz do Disque 180 (violência contra a mulher); ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; ausência da informação de que a criança só pode ser hospedada com o responsável; ausência da tabela de preços visível ao consumidor; ausência do Livro de Reclamações do Procon; ausência de preservativos e folhetos explicativos da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST's) nos quartos;ausência de ficha específica de identificação do menor;certificado de potabilidade da água vencido. Ausência de ficha específica de identificação do menor.

4 - Riá Restaurante (Hotel Bristol): Produtos com validade vencida: 10kg de fubá; 1kg de recheio de queijo minas; 4kg e 500g de farinha de aveia; 200g de cream cheese; 2kg de frango assado. Produtos sem especificação da nova data de validade: 2kg e 500g de batata Palito. Ausência do livro de reclamações do Procon.

5 - Slaviero Lifestyle(Rua do Rezende, 87 - Centro): Ausência do Cartaz do Disque 180 (violência contra a mulher); ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; ausência da informação de que a criança só pode ser hospedada com o responsável; ausência do cartaz das penas e punição das práticas de exploração sexual; ausência da tabela de preços visível ao consumidor. Vencidos: 965g de canja; 20ml de molho de mostarda; 435g de muçarela de búfala; 200g de atum; 270g de molho bernaise; 140g de pasta de presunto; 320g de pesto de azeitona; 700g de molho caesar. Sem especificação de vencimento: 2kg e 100g de queijos.

6 - Hotel Santa Teresa (Rua Almirante Alexandrino, 660 - Santa Teresa): Ausência do cartaz do Disque 151; ausência do cartaz do Disque 180 (violência contra a mulher).

7 - Rio's Presidente Hotel (Rua Pedro I, 19 - Centro): Certificados de dedetização e de potabilidade da água fora da validade; ausência de ficha específica de identificação do menor.

8 - The Villa(Rua Dr. Julio Otoni, 254 - Santa Teresa): Ausência do cartaz do Disque 151; ausência do Cartaz do Disque 180 (violência contra a mulher); ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; ausência da informação de que a criança só pode ser hospedada com o responsável; ausência de ficha específica de identificação do menor; ausência da tabela de preços visível ao consumidor; ausência do Livro de Reclamações do Procon; ausência do quarto adaptado para portadores de necessidades especiais; ausência de preservativos e folhetos explicativos da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST's) nos quartos;ausência do certificado de potabilidade da água; ausência do certificado do Corpo de Bombeiros; ausência do certificado do dedetização.

9 - Hotel Galícia (Rua Carlos Carvalho, 6 - Centro): Ausência do certificado de potabilidade da água; ausência do certificado do dedetização; ausência de folhetos explicativos da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST's) nos quartos.

10 - Lapa Ville (Rua da Lapa, 123): Ausência da ficha de identificação do menor e de preservativos nos quartos.

11 - Hotel La Costa (Rua Francisco Muratori, 13, Santa Teresa): Ausência dos certificados de dedetização e depotabilidade da água; ausência de quarto adaptado para portadores de necessidades especiais; ausência do cartaz do Disque 180;ausência da informação de que a criança só pode ser hospedada com o responsável;ausência de folhetos explicativos da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST's) nos quartos.

12 - Hotel Pouso Real (Rua do Rezende, 33, Centro): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e de quartoadaptado para portadores de necessidades especiais.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil