Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ autua 16 bares e restaurantes em Ipanema e Copacabana

05.02.2018 - 16:38
Garnize_(2)edt2_1517855819.84.jpg

O Procon-RJ realizou nova etapa da Operação Esquentando os Tamborinsnesta segunda-feira (05/02). Foram vistoriados 18 bares e restaurantes de Ipanema e Copacabana, Zona Sul do Rio. Os fiscais notificaram 11 locais, autuaram outros cinco deles e descartaram19kg e 910g de produtos impróprios ao consumo.

Os fiscais constataram que no restaurante Garnizé, localizado na Rua Farme de Amoedo, 52, em Ipanema, estava sendo realizada uma obra em local próximo aonde se realiza a manipulação de alimentos. Os fiscais determinaram que a obra fosse realizada no momento em que não fosse utilizada a área de preparo a fim de evitar a contaminação. O restaurante não informava disponibilização de água filtrada e gratuita para clientes.

No restaurante Satyricon, localizado na Rua Barão da Torre, 192, em Ipanema, havia uma bancada com frutos do mar expostos à poeira e insetos, à disposição do consumidor para manipulação. Também havia alguns problemas estruturais na câmara frigorífica e do hortifruti: rachaduras no piso e porta enferrujada, além da ausência de ralo sifonado na cozinha. Os fiscais deram o prazo de 15 dias para adequar a exposição desses alimentos para que fique de formasegura ao consumidor.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Yosuki (Rua Farme de Amoedo, 102 - Ipanema) e Venga (Rua Garcia D´Ávila, 147 - Ipanema).

Balanço da Operação Esquentando os Tamborins

1 - Boteco Itahy (Rua Maria Quitéria, 74 – Ipanema): Chão com fissuras e rachaduras; teto com azulejos quebrados. Ausência do certificado de dedetização. Prazo de 15 dias para realizar reparos e dedetizar o ambiente.

2 - Balada Mix (Rua Aníbal de Mendonça, 31 – Ipanema): Ralos não sifonados na cozinha. Prazo de 15 dias para apresentar o laudo de potabilidade da água e reparar o ralo.

3 - Fazendola (Rua Jangadeiros, 14 – Ipanema): Havia 950g de carne seca vencida armazenada no freezer e 1kg e 600g de mexilhão na câmara de congelados sem especificação quanto ao prazo de validade.

4 – La Mole (Rua Joana Angélica, 159 – Ipanema): Chão com fissuras e rachaduras. Prazo de 15 dias para realizar reparos.5 – Gero (Rua Aníbal de Mendonça, 157 – Ipanema): Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações do Procon. Duas lixeiras da cozinha estavam sem tampa e pedal. Prazo de 15 dias para realizar reparos.

6 – Esplanada Grill (Rua Barão da Torre, 600 – Ipanema): Havia 560g de pão de forma vencido armazenado na geladeira.

7 – Teva Bar (Av. Henrique Dumont, 140 – Ipanema): Havia 3kg de tofu com a data de validade vencida armazenados sob refrigeração na câmara frigorifica da cozinha.

8 – Churrascaria Carretão (Av. Visconde de Pirajá, 112 – Ipanema): Chão com fissuras e rachaduras. Prazo de 15 dias para realizar reparos.

9 – Satyricon (Rua Barão da Torre, 192 – Ipanema): Câmara frigorifica com rachaduras no piso. Câmara do hortifrúti com ferrugem na porta. Ralo não sifonado na cozinha. Frutos do mar expostos à poeira e insetos em bancada. Prazo de 15 dias para adequação.

10 – Alecrim (Rua Barão da Torre, 247 – Ipanema): Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Havia 800g de shitake vencido.

11 – Galitos (Rua Farme de Amoedo, 62 – Ipanema): Azulejos rachados e quebrados no teto. Piso com rachaduras e fissuras. Fiação exposta na parede próxima à máquina de lavar louças. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações do Procon. Ausência do cartaz que informa a disponibilização de água filtrada e gratuita. Prazo de 15 dias para realização de reparos.

12 – Rancho Português (Rua Maria Quitéria, 136 – Ipanema): Havia 9 litros de leite e 500g de presunto vencido. Ausência do certificado de dedetização.

13 –Adegão Português (Rua Barão da Torre, 248 – Ipanema): Portas das câmaras frigorificas e congeladas descascadas. Prazo de 15 dias para realização de reparos.

14 – Bazzar (Rua Barão da Torre, 538 – Ipanema): Havia duas lixeiras da cozinha com pedaleiras quebradas.

15 – Rota 66 (Av. Atlântica, 3092 – Copacabana): Havia 2kg e 100g de massas; 500g de pimentão, 400g de mix de queijos e 500ml de calda de chocolate vencidos. Piso da área de bar da cozinha com buracos e fissuras. Prazo de 15 dias para reparos.

16- Garnizé (Rua Farme de Amoedo, 52 – Ipanema): Constatado que estava sendo realizada obra em local próximo à manipulação de alimentos de forma simultânea, possibilitando a contaminação. Ausência do cartaz que informa a disponibilização de água filtrada e gratuita.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil