Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua seis supermercados e dois restaurantes em Niterói e Nova Iguaçu

21.02.2018 - 17:22
IMG_20180221_142942edt_1519244484.49.jpg

Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Secos e Molhados nesta quarta-feira (21/02). A fiscalização ocorreu em supermercados de Nova Iguaçu e em supermercados e restaurantes de Niterói. Os fiscais autuaram todos os oito estabelecimentos vistoriados. Dos 269kg e 888g de produtos impróprios ao consumo encontrados, 176kg e 460g foram descartados em estabelecimentos de Nova Iguaçu e 93kg e 428g em Niterói.

Em Nova Iguaçu, somente na filial dos Supermercados Intercontinental, localizada na Av. Marechal Floriano Peixoto, 2422, Centro, os fiscais descartaram 117kg e 460g de produtos impróprios ao consumo. Na câmara fria, havia mocotó e bucho mal armazenados em contato direto com caixas e embalagens de outros alimentos, com risco de contaminação. Na câmara de laticínios, havia doces diversos armazenados em latas abertas, em desacordo com a especificação do fabricante. Segundo a própria informação da embalagem, após aberto, o produto deve ser posto em recipiente de plástico com tampa.

Os fiscais descartaram 21kg e 800g de alimentos impróprios ao consumo no restaurante Art Massas, localizado na Rua Gavião Peixoto, 152, em Icaraí, Niterói. Entre os produtos sem especificação de data de vencimento havia, na área de preparo, frango, carne processada, peixe, linguiça, carne suína, filet mignon, carne assada, presunto, tabule, recheio de camarão, recheio de frango e requeijão. Foi encontrado pleos fiscais 5kg de lasanha vencida há uma semana. O piso da cozinha estava com rachaduras e as condições de higiene eram precárias: o exaustor sem tela de proteção, a coifa com acúmulo de óleo e sujeira e o freezer sujo. Também não foi apresentado o certificado de Corpo de Bombeiros.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 - Art Massas (Rua Gavião Peixoto, 152 – Icaraí): Produtos sem especificação na área de preparo: 2kg e 500g de frango, 1kg e 100g de carne processada, 500g de peixe, 3kg de linguiça, 300g de carne suína, 1kg de filet mignon, 2 kg de carne assada, 1kg de presunto, 400g de tabule, 1kg de recheio de camarão, 2kg de recheio de frango, 2 kg de requeijão. Havia 5kg de lasanha vencida há uma semana. Piso da cozinha com rachaduras, exaustor sem tela de proteção, coifa com acúmulo de óleo e sujeira, freezer sujo. Ausência de Certificado de Corpo de Bombeiros.

2 – Guanabara (Av. Mal. Floriano Peixoto, 1552 – Nova Iguaçu): Problemas estruturais nas câmaras frigoríficas: produtos empilhados e mal organizados, não permitindo a circulação pela câmara, pallets de madeira, pisos quebrados, ferrugens nas prateleiras e estrutura interna. Prazo de 15 dias para reparo.

3 – Rede Economia (Av. Everton Xavier, 2338 – Itaipu): Produtos sem especificação na área de preparo: 10kg de carne moída, 20kg de linguiça. Problemas estruturais nas câmaras frigoríficas: porta e tendais com ferrugens, piso rugoso em cimento e com buraco. Prazo de 15 dias para reparo. Ausência de certificado de potabilidade da água e de dedetização. Balança de precisão quebrada.

4 – Extra (Av. Nilo Peçanha, 197 – Nova Iguaçu): Problemas estruturais nas câmaras frigoríficas: pontos de ferrugens na estrutura interna e nas prateleiras, piso rugoso. Prazo de 15 dias para reparo. Havia 2kg de azeitona verde sem especificação quanto à data de manipulação e à data de validade. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água.

5 – Ativa Restaurante (R. Dr. Herótides de Oliveira, 119 – Icaraí): Havia 2kg e 500g de carne seca vencida e 1kg e 200g de lula cozida.

6 – Intercontinental (Av. Marechal Floriano Peixoto, 2422 – Nova Iguaçu): Havia 80kg de mocotó e 20kg de bucho mal armazenados em contato direto com caixas e embalagens de outros alimentos com risco de contaminação. Na câmara de laticínios, produtos armazenados em desacordo com a especificação do fabricante de que, após aberto, o produto seja retirado da embalagem e posto em recipiente de plástico com tampa: 5kg e 200g de doce leite, 4kg e 940g de doce de abóbora com coco, 4kg e 100g de cocada branca com leite e 3kg e 220g de pasta de doce de leite com chocolate.

7 – Grand Marché (Rua Dr. Mario Viana, 883 – Santa Rosa): Caixa preferencial em desacordo com a legislação. Produtos sem especificação de validade: 12kg e 500g de frios, 10kg de azeitonas, 5kg de champignon, 2kg e 700g de salsicha, 3kg e 700g de alcaparras, 1kg e 900g de queijos, 286g de presunto. Produtos vencidos: 972g de queijo prato. Havia 870g de carne previamente moída. Problemas estruturais: piso quebrado na câmara de congelados. Prazo de 15 dias para reparo. Ausência de balança de precisão.

8 – Hiper Extra (Av. Tancredo Neves, 3424 - Nova Iguaçu): Havia 50kg de carré exposto à venda na área do açougue sem barreiras de proteção a contaminantes. Sem especificação de validade: 7kg de carne bovina mal armazenada no estoque frio. Problemas estruturais: piso Da câmara de congelados com rachaduras e pallets de madeira.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil