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Procon Estadual autua nove agências bancárias na Zona Sul

26.02.2018 - 16:28
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Em uma nova etapa da Operação Tio Patinhas, fiscais do Procon Estadual autuaram todas as nove agências bancárias vistoriadas nesta segunda-feira (26/02). A fiscalização ocorreu nos bairros da Glória e do Leblon, na Zona Sul da cidade do Rio. Foram fiscalizadas unidades de seis grandes bancos: Itaú, Bradesco, Santander, Citibank, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Sete das nove agências fiscalizadas pelo Procon-RJ desrespeitavam o dispositivo da Lei Estadual 3.898/2002 que obriga as instituições financeiras a ter pelo menos um caixa eletrônico adaptado para o uso de pessoas com deficiência física, visual ou com baixa mobilidade, entre elas o Citibank da Avenida Ataulfo de Paiva, 1.260 e oBanco do Brasil da Avenida Bartolomeu Mitre, 438, ambas no Leblon.

Outra irregularidade comum constatada pelos fiscais foi a ausência de autenticação de documentos de cobrança no próprio boleto. Seis agências realizavam a comprovação de pagamento em documento anexo. Além disso, três agências não realizavam pagamento de contas de consumo (como telefone e energia) nos seus caixas presenciais:Itaú (Rua do Catete, 117 – Glória),Santander (Rua da Glória, 318 – Glória) eBradesco (Rua Benjamim Constant, 23 – Glória).

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 – Citibank (Avenida Ataulfo de Paiva, 1.260 – Leblon): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 (que regula o atendimento bancário nas agências da cidade do Rio) na íntegra para informação ao consumidor. Ausência do telefone do Banco Central. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon.

2 – Banco do Brasil (Avenida Bartolomeu Mitre, 438 – Leblon): Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

3 – Santander (Avenida Ataulfo de Paiva, 802 – Leblon): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Ausência de cartaz informativo sobre a disponibilidade de cadeira de rodas. Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 na íntegra para informação ao consumidor. Ausência do telefone do Banco Central. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon.

4 – Bradesco (Avenida Ataulfo de Paiva, 368 – Leblon): Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 na íntegra para informação ao consumidor. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do telefone do Banco Central.

5 – Itaú (Avenida Ataulfo de Paiva, 1175 – Leblon): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 na íntegra para informação ao consumidor. Ausência do telefone do Banco Central. Ausência do Livro de Reclamações. O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei.

6 – Caixa Econômica Federal (Rua João Lira, 84 – Leblon): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Ausência de cartaz informativo sobre a disponibilidade de cadeira de rodas. Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 na íntegra para informação ao consumidor. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do alvará de funcionamento.

7 – Itaú (Rua do Catete, 117 – Glória): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 na íntegra para informação ao consumidor. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa presencial. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

8 – Santander (Rua da Glória, 318 – Glória): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 na íntegra para informação ao consumidor. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa presencial. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência de escala dos caixas e demais funcionários.

9 – Bradesco (Rua Benjamim Constant, 23 – Glória): Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 na íntegra para informação ao consumidor. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa presencial. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon.
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