Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua oito supermercados nas Zonas Norte e Oeste do Rio

28.02.2018 - 16:53
IMG_20180228_104615edt_1519847579.48.jpg

O Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Secos e Molhados nesta quarta-feira (28/02). A ação ocorreu nos bairros de Cordovil, Irajá, Vila da Penha, e Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, e em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade. Foram vistoriados oito supermercados e todos foram autuados. Os fiscais descartaram 238kg e 800g de produtos impróprios ao consumo.A maior parte dos alimentos descartados foi encontrada em duas filiais da rede Extra de Supermercados.

Na unidade localizada na Av. Padre Guilherme Decaminada, 2385, em Santa Cruz, foram descartados 159kg de linguiça e peixes mal armazenados e expostos à manipulação direta do consumidor e a contaminantes. Os fiscais também encontraram baratas nos pallets onde estavam as linguiças calabresas. Não foi apresentado aso fiscais o certificado do Corpo de Bombeiros e foi constatado que o piso da câmara de congelados era rugoso, contrariando a Lei. Os fiscais determinaram um prazo de 15 dias para adequação do piso. Além disso, ficou determinado o reforço da dedetização em até 24 horas.

Já na unidade do Largo do Bicão, na Rua Marechal Caetano Faria, 40, foram descartados cerca de 40kg de produtos entre carne previamente moída, queijos e carnes de porco vencidos, além de frios e carne bovina sem especificação de validade. Foram encontrados problemas estruturais nas câmaras frias como ferrugem e bolor, além de ser constatada a ausência de caixa adaptado para cadeirantes e de duas balanças de precisão para utilização do consumidor.

Outro supermercado que apresentou muitos problemas estruturais foi o Intercontinental localizado na Rua Cordovil, 346. O piso das câmaras era rugoso e tinha rachaduras, a porta e prateleiras tinham ferrugem e havia caixas empilhadas impedindo a circulação. As carnes estavam penduradas em contato direto com a parede. O mercado também não possuía caixa adaptado nem apresentou o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Lá, os fiscais descartaram 6kg de paleta bovina vencida.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 – Intercontinental (Rua Cordovil, 346 – Cordovil): Vencido: 6kg de paleta bovina. Problemas estruturais: piso rugoso e com rachaduras, porta e prateleiras com ferrugem e caixas empilhadas impedindo a circulação na câmara de congelados; carnes penduradas em ganchos em contato com parede e prateleiras com ferrugem na câmara de carnes; borracha da porta danificada e ponto de ferrugem na porta e prateleiras da câmara de laticínios. Ausência de caixa adaptado. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

2 – Extra Hipermercados (Av. Padre Guilherme Decaminada, 2385 – Santa Cruz): Havia baratas nos pallets onde estavam as linguiças calabresas. Havia 35kg de linguiça calabresa expostaa manipulação direta pelo consumidor. Havia 124kg de peixes na área de vendas sem proteção e com moscas, dispostos a manipulação direta pelo consumidor. O piso da câmara de congelados era rugoso. Determinou-se o reforço da fiscalização em 24 horas. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

3 – Campeão (Rua Alves Alberto, 261 – Santa Cruz): Produtos encontrados na área de estocagem resfriada no balcão do açougue sem especificação de validade: 4kg e 900g de linguiça, 3kg e 600g de salsicha. Problemas estruturais: ferrugem na porta da câmara de congelados, área da padaria com tela do ralo quebrada e piso com buracos e acúmulo de água, lixeiras com pedal quebrado. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de caixa adaptado. Ausência de balança de precisão.

4 – Supermercado Extra (Rua Marechal Caetano Faria, 40 – Largo do Bicão): Havia 1kg e 458g de carne previamente moída na área de vendas em bandejas. Vencidos: 13kg e 336g de queijo gouda, 6kg de queijo chipa,3kg e 954g de sobrepaleta suína sem osso, 11kg e 310g de filezinho suíno sem osso. Sem especificação de validade: 2kg e 700g de peito de peru, 3kg e 300g de lombo suíno e 732g de patinho fatiado em bandeja. Problemas estruturais: porta da câmara de manipulação de carnes estava com vedação danificada e com ferrugem, piso rugoso e quebrado e prateleiras com ferrugem nas câmaras, área de manipulação de laticínios com ferrugem no teto e bolores. Ausência de caixa adaptado. Ausência de balança de precisão.

5 – Prezunic (Rua Dom Pedro I, 53 – Santa Cruz): Problemas estruturais encontrados: piso rugoso e em cimento, pallets de madeira nas câmaras do sorvete, de peixes e de congelados.

6 – Prezunic (Av. Brás de Pina, 1952 – Vista Alegre): Problemas estruturais nas câmaras de congelados, de sorvete, laticínios e de carnes: piso rugoso, borracha da porta danificada e pallet de madeira. Produtos expostos na área de vendas de salgados com barreira contra a manipulação do consumidor, mas não protegido de contaminantes na parte interior.

7 –Guanabara (Rua Felipe Cardoso, 1470 – Santa Cruz): A câmara congelada apresenta buraco no chão e ferrugem nas estruturas dos racks de apoio dos alimentos.

8 – Mundial (Av. Monsenhor Félix, 1180 – Irajá): Produtos expostos na área de vendas de salgados e bacalhau com barreira contra a manipulação do consumidor, mas não protegido de contaminantes na parte interior. Vencido: 8kg e 860g de queijo muçarela, 13kg e 650g de picanha. Problemas estruturais: piso rugoso e pallets de madeira na câmara de resfriados.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil