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CONSUMIDOR / recall

Recall: Azera e Sonata

06.03.2018 - 09:41

A montadoraCAOA, importadora e distribuidora dos veículos importadosHyundai no Brasil,está convocando os proprietários dos carrosAzera(ano 2007 a 2010) e Sonata (ano 2010) para entrarem em contato com uma concessionária para agendarem inspeção e possível substituição do fusível do sistema de freios ABS, que pode apresentar falha.

No total, estão envolvidas 27.969 unidades dos dois sedãs. Os veículos são identificados pelas seguintes datas de fabricação e números de chassis não sequenciais:

-Hyundai Azera(ano de fabricação 2007 a 2010) – chassis: KMHFC41DP7A200914 A KMHFC41DBBA559875, não sequenciais devido ao fornecimento para inúmeros países.

-Hyundai Sonata(ano de fabricação 2007) – chassis: KMHEU41FP8A502587 E KMHEU41FP8A502592,apenas dois veículos envolvidos.

A empresa alerta que devido a uma possível falha na caixa de fusíveis instalada no compartimento do motor, alguns componentes podem apresentar resistência alta, causando uma pane elétrica no módulo do sistema de freios ABS. Em situações extremas, o sistema eletrônico pode não funcionar, aumendo o risco de colisões.

Na primeira fase do chamamento, que começa em 26 de fevereiro de 2018, a montadora solicita que os proprietários entrem em contato com uma concessionária da marca para a realização da primeira fase do recall, quando será efetuado a inspeção e, se necessária, a substituição dos fusíveis.

A Hyundai afirma que já está providenciando a produção de um kit de novas peças (Kit Relê do ABS) para solucionar definitivamente o problema. Depois que as peças chegarem às concessionárias, os clientes poderão ir até as oficinas para realizar a troca definitiva das peças. A data prevista para o início da segunda fase do chamamento é apenas no dia 2 de julho de 2018.

O tempo estimado para inspeção e substituição do componente é de 30 a 60 minutos. Os interessados devem entrar em contato pelo site daHyundaiou pela central 0800-770-3355 (ligação gratuita).

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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