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Procon Estadual autua 12 agências bancárias na Zona Norte do Rio

06.03.2018 - 16:26
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Em uma nova etapa da Operação Tio Patinhas, fiscais do Procon Estadual autuaram todas as doze agências bancárias vistoriadas nesta terça-feira (06/03). A fiscalização ocorreu nos bairros de Cascadura, Pilares, Abolição, Cachambi e Del Castilho, da Zona Norte do Rio. Foram fiscalizadas unidades de cinco grandes bancos: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Duas das agências do Bradesco vistoriadas - uma localizada naAv. Dom Hélder Câmara, 7287, em Abolição, e a outra naRua João Ribeiro, 49, em Pilares - estavam com os aparelhos distribuidores de senha inoperantes no momento da fiscalização. Outra filial do mesmo banco, localizada no Shopping Nova América, em Del Castilho, não distribuía senhas. Em outras duas agências bancárias - uma do Santander localizada na Rua Dom Helder Câmara, 5151, no Cachambi, e outra da Caixa Econômica Federal no Shopping Nova América - as senhas distribuídas não informavam a hora de entrada na agência. Sem essa informação fica mais difícil provar caso a agência extrapole o limite máximo de tempo para o cliente ser atendido.

Entre as irregularidades mais comuns apresentadas, nove das doze agências não autenticavam o próprio documento de cobrança, sete não realizavam pagamento de contas de consumo público em seus caixas e seis ainda não contavam com assentos preferenciais na quantidade mínima determinada pela legislação.

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1- Banco do Brasil (Rua Dom Helder Câmara, 5151 – Cachambi): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Ausência de escala dos caixas e demais funcionários. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado.

2 - Itaú (Praça Nossa Senhora do Amparo, 32 – Cascadura): Guarda-volumes à disposição dos consumidores fora da agência. Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 (que regula o atendimento bancário nas agências da cidade do Rio) na íntegra para informação ao consumidor.

3- Bradesco (Rua Sidonio Paes, 19/21 – Cascadura): Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa e não informa ao consumidor. O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado.

4 – Santander (Rua Dom Helder Câmara, 5151 – Cachambi): Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Senha sem informações de hora de entrada na agência. Ausência de escala dos caixas e demais funcionários. O número de assentos prioritários para quem aguarda atendimento é inferior ao determinado na lei. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa.

5 – Itaú (Rua da Abolição, 671 – Abolição): O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais.

6 – Itaú (Norte Shopping – Cachambi): O número de assentos prioritários para quem aguarda atendimento é inferior ao determinado na lei. Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 (que regula o atendimento bancário nas agências da cidade do Rio) na íntegra para informação ao consumidor. Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Ausência de escala dos caixas e demais funcionários. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon.

7 – Bradesco (Av. Dom Hélder Câmara, 7287– Abolição): O aparelho distribuidor de senha estava inoperante no ato da fiscalização. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado.

8 - Santander (Rua João Ribeiro, 3 – Pilares): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. O número de assentos prioritários para quem aguarda atendimento é inferior ao determinado na lei. Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 (que regula o atendimento bancário nas agências da cidade do Rio) na íntegra para informação ao consumidor. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado.

9 – Bradesco (Rua João Ribeiro, 49 – Pilares):O aparelho distribuidor de senha estava inoperante no ato da fiscalização. O guarda-volumes estava inoperante.Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado.

10 – Caixa Econômica Federal (Nova América – Del Castilho): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 (que regula o atendimento bancário nas agências da cidade do Rio) na íntegra para informação ao consumidor. Ausência de escala dos caixas e demais funcionários. Ausência de banheiro e bebedouro na agência. O número de assentos prioritários para quem aguarda atendimento é inferior ao determinado na lei. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. A senha distribuída não possuía registro de hora de entrada. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

11 – Bradesco (Nova América – Del Castilho): Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 (que regula o atendimento bancário nas agências da cidade do Rio) na íntegra para informação ao consumidor. O número de assentos prioritários para quem aguarda atendimento é inferior ao determinado na lei. Ausência do telefone do Bacen. Ausência de banheiro e bebedouro na agência. Não distribui senhas.

12 - Itaú (Nova América – Del Castilho): O número de assentos prioritários para quem aguarda atendimento é inferior ao determinado na lei. Ausência de banheiro. Ausência de dispositivo de privacidade entre os caixas e o público. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa. Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
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