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Procon Estadual autua todas as 18 agências bancárias fiscalizadas na Zona Oeste

07.03.2018 - 15:49
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Fiscais do Procon Estadual autuaram todas as 18 agências bancárias vistoriadas nesta quarta-feira (07/03). A ação da Operação Tio Patinhas ocorreu nos bairros de Bangu, Realengo, Campo Grande e Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Foram fiscalizadas unidades de cinco grandes bancos: quatro do Itaú, cinco do Bradesco, quatro do Santander, duas do Banco do Brasil e três da Caixa Econômica Federal.

A agência do Banco do Brasil, localizada na Av. Santa Cruz, 614, em Realengo, não possuía elevador e não era adaptada para atender portadores de necessidades especiais no andar térreo.O acesso de cadeirantes é feito pela porta lateral à giratória, mas a circulação deles estava prejudicada por conta da instalação de um balcão. No atendimento, cujo tempo de espera era superior ao máximo permitido pela legislação, não havia assentos demarcados para prioridade nem bebedouro. A autenticação de faturas não era realizada no próprio documento de cobrança e não era informado ao consumidor que o pagamento de contas de consumo público só era realizado nos caixas eletrônicos.

Entre as irregularidades mais comuns apresentadas na vistoria, 15 das 18 agências não autenticavam o próprio documento de cobrança. Em 12 delas o tempo de espera para atendimento excedia o estipulado na lei e nove não realizavam pagamento de contas de consumo público em seus caixas, mas não avisavam ao consumidor.

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 – Santander (Av. Santa Cruz, 1320 – Realengo): Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 (que regula o atendimento bancário nas agências da cidade do Rio) na íntegra para informação ao consumidor. Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei.

2 – Itaú (Av. Ministro Ary Franco, 49 – Bangu): Guarda-volumes à disposição dos consumidores fora da agência. Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa.

3 – Itaú (Estrada do Mendanha, 200 – Campo Grande): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. O número de assentos prioritários para quem aguarda atendimento é inferior ao determinado na lei. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado.

4 – Caixa Econômica Federal (Av. Santa Cruz, 1215 – Realengo): O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 (que regula o atendimento bancário nas agências da cidade do Rio) na íntegra para informação ao consumidor. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

5 – Itaú (Av. Santa Cruz, 461 – Realengo): Ausência da Lei Municipal 5.254/2011 (que regula o atendimento bancário nas agências da cidade do Rio) na íntegra para informação ao consumidor. Guarda-volumes à disposição dos consumidores fora da agência. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa. Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais.

6 - Caixa Econômica Federal (Estrada do Mendanha, 256 – Campo Grande): Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais.

7 – Bradesco (Av. Ministro Ary Franco, 227 – Bangu): O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Ausência de escala dos caixas e demais funcionários. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz que informa sobre o Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

8 – Banco do Brasil (Av. Santa Cruz, 614 – Realengo): Ausência de bebedouro na agência. Ausência de escala dos caixas e demais funcionários. O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. Agência não possui elevador e não é adaptada para atender portadores de necessidades especiais no andar térreo. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa. O número de assentos prioritários para quem aguarda atendimento é inferior ao determinado na lei.

9 – Santander (Estrada do Mendanha, 270 – Campo Grande):O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado.

10 – Bradesco (Estrada do Mendanha, 800 – Campo Grande):Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado.

11 – Bradesco (Av. Santa Cruz, 555 – Realengo): Ausência do telefone do Bacen. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei.

12 - Caixa Econômica Federal (Av. Conego Vasconcelos, 367 – Bangu): O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Alvará de funcionamento.

13 - Santander (Estrada do Mendanha, 555 – Campo Grande): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Ausência do cartaz informativo do telefone e endereço do Procon. Ausência de guarda-volumes.

14 - Santander (Av. Conego Vasconcelos, 277 – Bangu): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado.

15 – Bradesco (Av. Marechal Fontenelle, 4021): Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Ausência do cartaz com telefone do Bacen. O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa. O número de assentos prioritários para quem aguarda atendimento é inferior ao determinado na lei. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

16 – Banco do Brasil (Av. Conego Vasconcelos, 136 – Bangu): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. Ausência de guarda-volumes. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado.

17 – Itaú (Estrada do Mendanha, 555, loja 217 – Campo Grande): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Não realiza pagamento de contas de consumo no caixa. O número de assentos prioritários para quem aguarda atendimento é inferior ao determinado na lei.

18 - Bradesco (Av. Conego Vasconcelos, 309 – Bangu): O tempo de espera para atendimento excede o estipulado na lei. Autenticação de pagamento de títulos é realizada em documento apartado. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
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