Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua quatro churrascarias da Zona Norte nesta quarta-feira

14.03.2018 - 16:35
site_1521055645.64.jpg

Em nova etapa da Operação Navalha na Carne, realizada nesta quarta-feira (14/03), o Procon Estadual fiscalizou churrascarias nos bairros da Penha Circular, Vila da Penha e Vista Alegre, na Zona Norte do Rio. Todos os quatro estabelecimentos vistoriados foram autuados. Durante a ação foram descartados 41kg e 200g de alimentos impróprios para o consumo e 27 litros de chope vencido.

A maior quantidade de produtos impróprios para o consumo foi encontrada na Churrascaria Toca do Boi (Avenida Brás de Pina, 2.830, Vista Alegre): 23kg e 400g de alimentos e 15 litros de chope escuro. Entre os alimentos havia 7kg e 450g de linguiça toscana em espetos mal armazenada em geladeira que tinha pontos de ferrugem, além de outros produtos, como carne seca, costela suína e filé em potes plásticos colocados uns sobre os outros, fazendo com que as embalagens tivessem contato com os alimentos.

Todas as churrascarias fiscalizadas apresentaram problemas estruturais. Na Churrascaria Três Marias (Rua do Milho, 80, Penha Circular), por exemplo, as portas das câmaras tinham pontas de ferrugem e havia pisos quebrados. Esta última irregularidade também foi constatada nas churrascarias Dalmu's (Avenida Brás de Pina, 1.340, Vila da Penha) e Tchê do Bicão (Avenida Brás de Pina, 1.421, lojas A, C, D e E, Vila da Penha). Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a solução dos problemas estruturais nos estabelecimentos, sob pena de interdição.

 

Balanço da Operação Navalha na Carne:

1 - Churrascaria Três Marias (Rua do Milho, 80, Penha Circular): Ausência dos cartazes do Disque 180 (denúncias de violência contra a mulher) e do que informa sobre a oferta gratuita de água potável para os clientes. Portas das câmaras com pontas de ferrugem e batentes de madeira. Piso quebrado. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a realização dos reparos. Produtos sem especificação da validade: 1kg e 500g de carnes diversas e linguiças assadas e misturadas em uma bandeja, armazenadas na câmara de congelados e 500g de queijo ralado em recipiente aberto e sem proteção, também na câmara de congelados. Produtos vencidos encontrados no freezer: 1kg de bacon, 500g de carne moída, 500g de camarão cozido e 300g de aipim cozido.

2 - Churrascaria Dalmu's (Avenida Brás de Pina, 1.340, Vila da Penha): Ausência do certificado de potabilidade da água. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação do documento. Ausência dos cartazes do Disque 180, do que informa sobre a oferta gratuita de água potável para os clientes e do que informa sobre o Livro de Reclamações. Produtos vencidos: 12 litros de chope claro em um barril de 50 litros conectado à chopeira e 1kg e 500g de fermento. Produtos sem especificação da validade: 7kg de bacalhau cozido, 1kg e 800g de maionese, 850g de paio, 350g de carne de siri desfiada e 300g de massa de empadão. Câmaras com ferrugem nas portas e prateleiras. Piso quebrado e com acúmulo de água. Porta da câmara resfriada com buraco. Geladeira com ferrugem e problemas na borracha de vedação. Pisos da cozinha e da área de bar com rachaduras. Equipamentos utilizados na cozinha, como fogão e fritadeiras, com acúmulo de gordura e enferrujados. Os fiscais determinaram a limpeza imediata dos equipamentos e deram um prazo de 15 dias para a realização dos reparos. Lixeiras abertas e sem acionamento por pedal nas áreas de preparo de alimentos. Ralo não sifonado.

3 - Churrascaria Tchê do Bicão (Avenida Brás de Pina, 1.421, lojas A, C, D e E, Vila da Penha): Câmara frigorífica com portas e prateleiras enferrujadas e piso quebrado. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a realização dos reparos. Produtos vencidos: 1kg de lombo canadense, 200g de frango desfiado e 200g de carne seca desfiada. 300g de linguiça calabresa sem especificação da validade. Ausência do certificado de potabilidade da água.

4 - Churrascaria Toca do Boi (Avenida Brás de Pina, 2.830, Vista Alegre): 15 litros de chope escuro vencido, em um barril de 30 litros conectado à chopeira. 2kg e 400g de linguiça calabresa vencida. 7kg e 450g de linguiça toscana em espetos mal armazenada em geladeira que tinha pontos de ferrugem. Produtos sem especificação da validade: 6kg e 750g de carne seca fatiada, 3kg e 400g de filé cortado, 1kg e 850g de costela de porco e 1kg e 550g de carne de sol pré-cozida. Os produtos sem especificação da validade estavam armazenados em potes plásticos e colocados uns por cima dos outros, deixando os alimentos em contato com as embalagens. Porta da câmara de congelados com ferrugem. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a realização dos reparos.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil