Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Navalha na Carne do Procon-RJ autua churrascarias na Tijuca e em Jacarepaguá

16.03.2018 - 16:28
20180316_105631edt_1521228020.36.jpg

Em mais uma etapa da Operação Navalha na Carne, nesta sexta-feira (16/03), o Procon Estadual vistoriou churrascarias na Tijuca e na região de Jacarepaguá. Dois dos oito estabelecimentos fiscalizados não apresentaram irregularidades. Os fiscais também autuaram uma filial dos Supermercados Extra na Tijuca. Durante a ação foram descartados 28kg de alimentos e 35 litros de chope impróprios para o consumo.

Foram descartados 13kg e 550g de produtos impróprios ao consumo na Lampião Churrascaria, localizada na Estrada dos Bandeirantes, 867, naTaquara. Entre eles havia 3kg de pudim vencido. Já os demais produtos estavam sem especificação de seu prazo de validade: 8kg de muçarela, 4kg e 300g de massa para pizza, 750g de queijo cheddar e 500g de requeijão. Na cozinha, a lixeira estava sem tampa e sem acionamento por pedal. Havia fiação exposta no teto na área de estoque de refrigerantes e pontos de ferrugem no teto e na porta, além de piso quebrado e fiação exposta no teto na câmara de refrigerados. Os reparos deverão ser efetuados em até 15 dias.

Dos 35 litros de chope vencidos, 20 foram descartados no Restaurante Verde Rancho, na Av. Geremário Dantas, 1845, na Freguesia. Os outros 15 litros estavam no restaurante Laço de Ouro, localizado na Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, 154, na Taquara. Neste último, os fiscais também descartaram 7kg de linguiça calabresa vencida e 4kg e 500g de produtos preparados sem especificação da data de manipulação ou de vencimento. Ambos os locais apresentaram problemas na estrutura da cozinha e deverão fazer os reparos e comprovar junto ao Procon-RJ no prazo de 15 dias.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Cavallino (Rua General Miguel Ferreira, 2 - Taquara) e Rio Grill (Rua Conde de Bonfim, 204 - Tijuca).

Filial do Supermercado Extra na Tijuca foi autuado

Em fiscalização anterior, os fiscais haviam constatado no Supermercado Extra localizado na Rua José Higino, 115, Tijuca, problemas estruturais nas câmaras frigoríficas, exposição de produtos sem barreira de proteção e ausência de documentos, como o Certificado de Corpo de Bombeiros. Apesar do estabelecimento ter sanado estas irregularidades, hoje foi constatado que os valores das ofertas parceladasde produtos eram grafadas de forma a induzir o consumidor em erro: os valores das parcelas eram exibidos em tamanho maior que os valores do preço à vista,o que é proibido por Lei.

Balanço da Ação

1 – Lampião Churrascaria (Estrada dos Bandeirantes, 867 – Taquara): Vencidos: 3kg de pudim. Sem especificação de validade: 8kg de muçarela, 4kg e 300g de massa para pizza, 750g de cheddar, 500g de requeijão. Problemas estruturais: lixeira da cozinha sem tampa e acionamento por pedal; fiação exposta no teto na câmara de refrigerantes; pontos de ferrugem no teto e na porta, piso quebrado e fiação exposta no teto na câmara de refrigerados. Prazo de 15 dias para reparo.

2 – Laço de Ouro (Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, 154 – Taquara):Produtos sem especificação de vencimento: 1kg e 500g de cebola à milanesa, 1kg de hot Philadelphia, 2kg de feijão carreteiro, 15 litros de chope. Vencidos: 7 kg de linguiça calabresa. Problemas estruturais: duas lixeiras sem acionamento por pedal e ausência de tela de proteção na cozinha; piso quebrado e rugoso e portal caindo na câmara de refrigerados. Prazo de 15 dias para reparo.

3 – Lareira (Rua Major Ávila, 185 – Tijuca): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do Disque 180 do combate à violência contra a mulher. Problemas estruturais: revestimento com buracos no corredor de acesso a cozinha, piso da cozinha com buracos e acúmulo de água, piso debaixo da pia quebrado, lateral da parede com cimento e poroso, buraco aberto onde fica canos de água, bomba e fiação. Prazo de 15 dias para reparo.

4 – Restaurante Tchan (Rua Deputado Soares Filho, 387 – Tijuca): Problemas estruturais: parede sem revestimento com azulejo quebrado, fiação exposta, lixeiras abertas e sem tampa. Ausência do cartaz do Disque 180 do combate à violência contra a mulher. Livro de Reclamações não autenticado pelo Procon-RJ. Prazo de 15 dias para reparo.

5 – Churrascaria Estrela do Sul (Av. Maracanã, 649 – Macaranã): Problemas estruturais: chão das câmaras frigoríficas é rugoso, e não permeável, lavável e liso como determina a legislação.

6 – Rancho Verde (Av. Geremário Dantas, 1845 – Freguesia): Vencidos: 20 litros de chope. Problemas estruturais: ralo não sifonado, chão rugoso, fiação exposta e ausência de tela protetora. Prazo de 15 dias para reparo. Ausência de certificado de potabilidade da água.

7 -Extra(Rua José Higino, 115 - Tijuca): Valores das parcelas eram exibidos em tamanho maior que os valores do preço à vista.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil