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Procon Estadual autua 12 supermercados na Zona Sul e na Zona Norte do Rio

19.03.2018 - 17:18
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Procon Estadual realizou nesta segunda-feira(19/03) uma nova etapa da Operação Secos e Molhados. A ação ocorreu em bairros da Zona Sul (Botafogo, Humaitá e Flamengo) e da Zona Norte (Marechal Hermes, Bento Ribeiro, Honório Gurgel, Maracanã, Tijuca e Estácio). Todos os 12 supermercados fiscalizados foram autuados e 91kg e 668g de alimentos impróprios ao consumo foram descartados.

Duas filiais do Supermercado Zona Sul foram autuadas pelo mesmo problema: induzir o consumidor em erro. O desconto das etiquetas promocionais é válido apenas para possuidores do cartão Zona Sul e essa informação é de difícil identificação pelo cliente no cartaz. Ambas também não exibiam preços em alguns produtos. Na filial da Rua Marques de Abrantes, 181, no Flamengo, os fiscais constataram que o piso das câmaras frigoríficas era rugoso, não havia certificado do Corpo de Bombeiros nem cartaz do Livro de Reclamações, e ainda descartaram cinco cervejas de 600ml e 1kg de pasta de queijo vencidos e outros 11kg e 500g de produtos sem especificação da data de validade. Já na filial da Rua Humaitá, 110, além dos problemas em comum das duas, não apresentou o certificado de potabilidade da água.

O Supermercado Guanabara, localizado na Estrada Intendente Magalhães, 1236, em Marechal Hermes, limitava a quantidade de queijo muçarela a 3kg do produto por cliente. Os fiscais encontraram 3kg e 58g de carne moída previamente embalada na área de vendas. As prateleiras e paredes das câmaras do açougue estavam enferrujadas e o estabelecimento terá o prazo de 15 dias para reparar.

Em Honório Gurgel, a filial do Supermarket localizada na Rua Morunduba, 591, apresentou diversos problemas estruturais. A câmara frigorífica estava com tendais e trilhos enferrujados, parede com ladrilhos quebrados, parede sem acabamento e suja, além de porta enferrujada. Já a câmara da padaria apresentava porta suja, piso quebrado e produtos em contato direto com o chão. Não era disponibilizada aos consumidores balanças de precisão para conferência do peso. Além disso, cerca de 8kg de produtos de confeitaria estavam vencidos, entre recheios e coberturas, e outros 11kg estavam sem especificação quanto à data de validade. O supermercado não exibia os cartazes do Livro de Reclamações nem do Disque 151 (telefone de denúncias do Procon-RJ) e não apresentou os certificados do Corpo de Bombeiros nem e de potabilidade da água.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 – Rede Economia (Rua Mariz e Barros, 665 – Tijuca): Produtos armazenados sob refrigeração na câmara de laticínios sem especificação quanto a data de validade: 7kg e 600g de frios diversos; 1kg e 600g de carne moída. Na câmara de laticínios havia revestimento do piso quebrado e cano aparente do dreno do evaporador do ar. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de duas balanças de precisão para uso do consumidor de conferência do peso. Ausência de preço em alguns ovos de páscoa expostos à venda. Prazo de 15 dias para reparo.

2 – Zona Sul (Rua Marques de Abrantes, 181 – Flamengo): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Produtos vencidos: cinco cervejas de 600ml; 1kg de pasta de queijo. Produtos sem especificação de validade: 2kg e 700g de frios diversos. Problemas estruturais: câmaras frigoríficas com chão rugoso. Prazo de 15 dias para reparo. Produto mal armazenado em contato direto com caixa de papelão dentro da câmara da padaria: 8kg e 800g de massa para baguete. Ausência de preço em alguns produtos expostos à venda. Etiquetas promocionais induzem o consumidor em erro, pois o desconto é válido apenas para possuidores do cartão Zona Sul e essa informação está em menor destaque ou de difícil identificação.

3 – Super Prix (Rua São Francisco Xavier, 374 – Maracanã): Problemas estruturais encontrados na câmara de laticínios: pontos de ferrugem nas prateleiras e borracha da porta solta, comprometendo a vedação. Prazo de 15 dias para reparo. Produtos vencidos: 9kg de biscoito de polvilho vencido.

4 – Guanabara (Estrada Intendente Magalhães, 1236 – Marechal Hermes): Havia 3kg e 58g de carne moída previamente embalada na área de vendas. Problemas estruturais: câmara de congelados do açougue: prateleiras enferrujadas. Câmara resfriada do açougue: prateleiras e paredes enferrujadas. Prazo de 15 dias para reparo. O estabelecimento limitava a quantidade de queijo muçarela a 3kg do produto por cliente.

5 – Nossa Rede Supermercados (Rua São Francisco Xavier, 342 – Maracanã): Produtos armazenados sob refrigeração na câmara de laticínios com a data de validade vencida: 12kg e 500g de linguiça calabresa. Produtos armazenados sob refrigeração na geladeira da área interna sem especificação quanto à data de manipulação e validade: 14kg e 700g de frios diversos em pedaços. Problemas estruturais: lixeira sem pedal na área de preparo de carnes; na câmara resfriada de carnes, havia pontos de ferrugem nos tendais e porta, piso com buracos, batente da porta de madeira e ausência de maçaneta; porta da confeitaria emperrada. Prazo de 15 dias para reparo.

6 – Campeão (Rua São Clemente, 185 – Botafogo): Produtos vencidos encontrados na câmara resfriada: 5kg e 330g de salame, 4kg e 280g de salsichão. Problemas estruturais: porta das câmaras com bolor e pontos de ferrugem e chão rugoso. Prazo de 15 dias para reparo.

7 – Super Prix (Rua Haddock Lobo, 5 – Estácio): Problemas estruturais: área de manipulação da padaria com o piso quebrado; câmara resfriada de laticínios com pontos de ferrugem na prateleira; câmara de congelados com piso quebrado e pontos de ferrugem na prateleira.Prazo de 15 dias para reparo. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água.

8 – Extra (Rua João Ribeiro, 1335 – Bento Ribeiro): Produtos sem especificação de validade: 5kg e 800g de carne bovina. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de duas balanças de precisão para uso do consumidor de conferência do peso.

9 – Zona Sul (Rua Humaitá, 110 – Humaitá): Etiquetas promocionais induzem o consumidor em erro, pois o desconto é válido apenas para possuidores do cartão Zona Sul e essa informação está em menor destaque ou de difícil identificação. Ausência de preço em alguns produtos expostos à venda. Problemas estruturais: câmaras com piso rugoso. Prazo de 15 dias para reparo. Ausência do certificado de potabilidade da água.

10 – Ki Barato (Rua João Vicente, 1195 - Bento Ribeiro): Problemas estruturais na câmara frigorífica: tendais e trilhos enferrujados, teto descascado e com ferrugem. Prazo de 15 dias para reparo.

11 – Prezunic (Rua General Polidoro, 260 – Botafogo): Ausência de duas balanças de precisão para uso do consumidor de conferência do peso. Livro de Reclamações não autenticado. Problemas estruturais na câmara de laticínios: ralo não sifonado e quebrado. Prazo de 15 dias para reparo.Reforço da desratização.

12 – Supermarket (Rua Morunduba, 591 – Honório Gurgel): Problemas estruturais na câmara frigorífica: tendais e trilhos enferrujados, parede com ladrilhos quebrados, parede em cimento e suja, porta enferrujada; na câmara da padaria: porta suja, piso quebrado e produtos em contato direto com o chão. Produtos vencidos na câmara da padaria: 2kg de recheio de morango; 4kg de brilho de morango; 500g de brilho de maracujá; 2kg de recheio de maracujá. Produtos sem especificação quanto à data de manipulação e validade: 4kg de creme de baunilha, 3kg de brilho, 2kg de doce de leite, 1kg e 800g de brigadeiro. Ausência de cartaz de livro de reclamações. Ausência de Cartaz do Disque 151. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência de duas balanças de precisão para uso do consumidor de conferência do peso.
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