Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 11 supermercados na região de Jacarepaguá

22.03.2018 - 17:38
site_1521750796.98.jpg

O Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Secos e Molhados nesta quinta-feira (22/03). Os fiscais vistoriaram 12 supermercados em bairros da Baixada de Jacarepaguá, na Zona Norte do Rio. Dos estabelecimentos fiscalizados, apenas um deles não foi autuado. A fiscalização descartou 154kg e 144g de alimentos impróprios ao consumo.

Em uma das quatro filiais da rede Prezunic autuadas, localizada na Praça Jauru, 32, na Taquara, os fiscais descartaram 60kg e 800g de peito de peru vencido. Lá, foram constatados problemas estruturais na câmara de salgados e do açougue, como piso rugoso e rachaduras, paletes de madeira e caixas empilhadas impedindo o acesso dos funcionários.

Já em outra filial do Prezunic - que fica na Estrada dos Bandeirantes, 105, também na Taquara - estavam vencidos 14kg e 200g de cogumelos inteiros, 5kg e 390g de cogumelos fatiados e 3kg de salame. Os fiscais também encontraram problemas estruturais neste supermercado, nas câmaras de laticínios e de carnes: piso rugoso e com buracos, parede e rodapé da padaria com ferrugem e parte do ralo quebrado e sem proteção quanto a vetores na área de manipulação de fatiados. Estes dois estabelecimentos não disponibilizavam balanças de precisão para os consumidores. Tanto este, quanto em mais uma filial do Prezunic (Estrada de Jacarepaguá, 7.153, na Freguesia) não apresentaram o certificado de potabilidade da água.

Uma das duas filiais da rede Supermarket fiscalizadas foi atuada. A loja, localizada na Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, 11, na Taquara, armazenava 20kg de pernil suíno salgado vencido. Este supermercado também não disponibilizavabalanças de precisão para os consumidores e suascâmaras de congelados possuíam piso rugoso, contrariando as normas de higiene sanitária. A outra filial vistoriada - localizada na Avenida Geremário Dantas, 215, Tanque - não apresentou irregularidades.

 

Balanço da Operação Secos e Molhados:

1 - Princesa (Estrada do Pau Ferro, 318 - Pechincha): Sem especificação de validade: 2kg e 500g de queijo Minas frescal; 600g de salaminho; 6kg de salsinha. Vencidos: 4kg de miúdos de porco. Problemas estruturais: Câmara de laticínio com portal enferrujado; Câmara de açougue com piso quebrado e pontos de ferrugem na prateleira; Câmara de congelados com piso quebrado e pontos de ferrugem na prateleira; Ralo não sifonado na entrada da Câmara de laticínios; Piso quebrado na área de preparo da padaria. Ausência de uma balança de precisão. Ausência do certificado de potabilidade da água.

2 - Mundial (Estrada de Jacarepaguá, 7.536 - Freguesia): Problemas estruturais: câmara de congelados do açougue e do laticínio com piso rugoso, com buraco e acúmulo de água.

3 - Prezunic (Estrada do Tindiba, 565 - Pechincha): Problemas estruturais: câmara resfriada de carnes com chão rugoso e pallet de madeira; área de preparo com ralo não sifonado e pontos de ferrugem na parede; câmara de laticínios com chão rugoso; câmara de salgados com chão rugoso e pallet de madeira; câmara de chocolates com ferrugem na parede e chão rugoso. Vencidos: 2kg e 300g de queijo prato. Sem especificação de validade: 4kg de muçarela.

4 – Supermarket (Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, 11 - Taquara): Produtos vencidos: 20kg de pernil suíno salgado.Problemas estruturais: câmaras de congelados com piso rugoso. Ausência de duas balanças de precisão.

5 - Assaí (Estrada de Jacarepaguá, 7.753 - Freguesia): Problemas estruturais: câmara congelado com rodapé em cimento rugoso e piso rugoso. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

6 - Prezunic (Estrada de Jacarepaguá, 7.153 - Freguesia): Ausência do certificado de potabilidade da água.

7 - Prezunic (Praça Jauru, 32 - Taquara): Problemas estruturais: câmara de salgados com piso rugoso e rachaduras, paletes de madeira, caixas empilhadas impedindo o acesso; câmara do açougue e de congelados com piso com rachaduras e rugosidade. Vencidos: 60kg e 800g de peito de peru.Ausência de duas balanças de precisão.

8 - Guanabara (Estrada do Cafundá, 1.560 - Tanque): Problemas estruturais: câmara de resfriados com piso quebrado, palete de madeira e pontos de ferrugem na prateleira; câmara resfriada de açougue com piso com fissuras e tendal enferrujado; câmara de congelados com portal com ferrugem e pontos de ferrugem na prateleira; câmara de laticínios com palete de madeira e piso com fissuras. Sem especificação de validade: 8g e 400g de peito. Produtos mal armazenados na área da padaria: 8kg de bolo neutro e 2kg e 800g de foccaccia. Vencido na área de padaria: 60g de corante e 3kg e 100g de massa para pão.

9 - Prezunic (Estrada dos Bandeirantes, 105 - Taquara): Vencidos: 14kg e 200g de cogumelos inteiros, 5kg e 390g de cogumelos fatiados, 3kg de salame. Problemas estruturais: câmara de laticínios e de carnes com piso rugoso e com buracos, parede e rodapé da padaria com ferrugem; parte do ralo quebrado e sem proteção quanto a vetores na área de manipulação de fatiados. Ausência de duas balanças de precisão. Ausência certificado de potabilidade da água.

10 - Extra (Estrada dos Bandeirantes, 175 - Taquara): Sem especificação de validade: 5 kg de camarão cinza. Problemas estruturais: câmara de peixaria com piso rugoso e com acúmulo de água, pontos de ferrugem na porta e ralo sem proteção quanto a vetores; acúmulo de gelo sobre as caixas de alimentos na câmara de congelados e piso com buracos e rachaduras; cêmara de carnes com ferrugem na parede. Prazo de 15 dias para reparo. Ausência de duas balanças de precisão. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz proibindo venda de bebidas a menores de 18 anos.

11 - Vianense (Estrada do Bananal, 400 - Freguesia): Produtos vencidos: 216g de azeitonas pretas e 550g de presunto de Parma. Sem especificação de validade: 1kg e 614g de peito de peru, 542g de queijo minas, 1kg e 72g de queijo prato. Problemas estruturais: câmara de carnes e com piso quebrado e ralo não sifonado sem proteção quanto a vetores. Prazo de 15 dias para reparo.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil