Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autuou 24 estabelecimentos da Cadeg nesta segunda-feira

26.03.2018 - 17:00
20180326_133124edt2_1522094429.47.jpg

O Procon Estadual realizou uma nova etapa da Operação Boas Novas no Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg) nesta segunda-feira (26/03). Na semana passada, os fiscais começaram a ação vistoriando sete lojas de chocolates e autuaram quatro delas. Hoje, foram fiscalizados 35 estabelecimentos e 24 deles foram autuados. Cerca de 10 kg de produtos impróprios ao consumo foram descartados.

A maioria dos locais fiscalizados hoje apresentou o mesmo problema: ausência de preços em alguns produtos. Entre os alimentos descartados, estavam vencidos 5kg de castanha de caju salgada e 600g de pistache no Orla Alimentos; 540g de queijo minas padrão em uma das duas filiais do Empório Gourmet Show no Cadeg; 200g de queijo mascarpone no Cucina Penna e 900ml de suco detox no Santo Gostinho.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos do Cadeg: Ralimar, Loaplastic, Cerealista Lela, Central 33, Lipi Rio, Presente Mais Que Perfeito, Proclean Produtos de Limpeza, Laiz Souza Carraro, Empório Gourmet Show(loja 34), Superinfo Informática e Descartáveis de Qualidade.

Chocolates Kopenhagen, Brasil Cacau e Cacau Show também foram alvo da ação

Na semana passada, os fiscais começaram a Operação Boas Novas visando a Páscoa e vistoriaram sete lojas de chocolates, ficando quatro delas autuadas. Na filial da Cacau Brasil da Estrada do Tindiba, 2033, na Taquara, Zona Norte do Rio, estavam ausentes o certificado de dedetização e de potabilidade da água, o cartaz do Disque 151 e do cartaz informando fornecimento de agua potável filtrada gratuita. A loja também não exibia os preços em alguns produtos no balcão de venda.

Em Niterói, as lojas Kopenhagen (Rua Gavião Peixoto, 59 –Icaraí) e Cacau Show (Rua Gavião Peixoto, 60 –Icaraí) foram autuadas pela ausência de certificado do Corpo de Bombeiros e do Livro de Reclamações. Na Zona Sul, a filial da Cacau Show do Largo do Machado, 29, não apresentou o Livro de Reclamações nem os documentos de dedetização e Alvará de funcionamento.

Não foram encontradas irregularidades nas lojas Cacau Show (Av. Geremário Dantas,1400, loja 102 - Freguesia), Cacau Show (Luiz Beltrão, 160 - Vila Valqueire) e Brasil Cacau (Largo do Machado, 29, loja 36).

Balanço da Operação Boas Novas

- Cadeg:

1 - Telaço: Ausência de preços em alguns produtos.

2 – Beco do Vinho: Ausência de preços em alguns produtos.

3 – Jair Araújo de Lucas Artigos de Papelaria: Ausência de preços em alguns produtos. Ausência de Livro de Reclamações.

4 – Empório Gourmet Show: Vencido: 540g de queijo minas padrão.

5 - Labor Shopping: Ausência de preços em alguns produtos.

6 – Orla Alimentos: Produtos expostos a venda no interior da loja com a data de validade vencida: 5kg de castanha de caju salgada; 600g de pistache. Ausência de Livro de Reclamações.

7 – Espaço Maranguape: Ausência de preços em alguns produtos.

8 – La Parrilla del Mercado: Há necessidade de colocação de tela de proteção na área de preparo do primeiro piso, reparo na borracha de vedação da porta da geladeira, goteira na pia de lavagem e ausência de lixeira com pedal na copa. O certificado do Corpo de Bombeiros não autorizava a utilização de botijão na área interna, sendo determinada a retirada imediata dos mesmos e ficando o bico de gás do fogão interditado.

9 – Beijo e Beijo: Ausência do cartaz informando a disponibilidade de água filtrada e gratuita. Problemas estruturais: pontos de ferrugem na prateleira da câmara frigorífica. Prazo de 15 dias para reparo.

10 – Rosearte: Ausência de preços em alguns produtos.

11 – Rota Carioca: Ausência de preços em alguns produtos. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de Alvará de funcionamento.

12 – Confraria da Carne: Ausência do cartaz informando a disponibilidade de água filtrada e gratuita. Ausência do cartaz do Disque 180 – violência contra a mulher.

13 – Mundo dos Vinhos: Ausência de preços em alguns produtos.

14 – Mundo das Cervejas: Ausência de preços em alguns produtos.

15 – Grife dos Vinhos: Ausência de Livro de Reclamações.

16 – Mundo dos Destilados: Ausência de preços em alguns produtos.

17 – Café e Bar Moinho de Ouro: No segundo andar, Área de preparo com piso quebrado, lixeira sem tampa e produtos sem pallets diretamente sobre o chão. Prazo de 15 dias para reparo.

18 – Olivier Bebidas: Ausência de preços em alguns produtos.

19 – Cucina Penna: Vencidos: 200g de queijo mascarpone. Sem especificação de validade: 1kg e 100g de muçarela, 350g de massa de pastel. Ausência do cartaz do Disque 180 – violência contra a mulher. Ausência de certificado de dedetização.

20 – Brasil@Portugal: Ausência de preços em alguns produtos.

21 – Brasas Show: Prateleiras com ferrugem e piso da entrada da câmara de congelados quebrado e com buracos. Prazo de 15 dias para reparo. Sem especificação de validade: 518g de linguiça e 588g de apara de carne bovina.

22 – Santo Gostinho: Vencidos: 900ml de suco detox. Ausência de Livro de Reclamações.23 – Arte com Sabor: Ausência de Livro de Reclamações.

24 – Acqua Leve: A fonte do preço parcelado aparece em tamanho maior que o preço do pagamento à vista na oferta.

- Lojas de Chocolate:

25 – Cacau Show (Largo do Machado, 29 – Catete): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização e Alvará de funcionamento.

26 - Cacau Show (Rua Gavião Peixoto, 60 –Icaraí): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros . Ausência do Livro de Reclamações e do respectivo cartaz.

27 - Kopenhagen (Rua Gavião Peixoto, 59 –Icaraí): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros . Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

28 - Cacau Brasil (Estrada do Tindiba, 2033 - Taquara): Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do cartaz informando fornecimento de agua potável filtrada gratuita. Ausência de preços em produtos tais como alfajor e bombons no balcão de venda. Ausência de certificado de dedetização e potabilidade da água.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil