Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 18 padarias da Zona Sul do Rio

04.04.2018 - 13:56
20180402_143354EDT2_1522861006.24.jpg

O Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Pão na Chapa nesta segunda-feira (02/04). Desta vez, os fiscais vistoriaram 18 padarias em bairros da Zona Sul do Rio e todas foram autuadas. Uma delas teve parte de suas dependências interditada devido à presença de baratas. Os fiscais descartaram 117kg e 193g de produtos impróprios ao consumo.

A Padaria Apolo XI (Rua Santa Clara, 169, Copacabana) teve seu estoque e a área de produção interditados, devido à presença de baratas vivas e mortas, até que estes locais sejam dedetizados e a comprovação disto seja apresentada ao Procon-RJ. Também havia no estabelecimento problemas estruturais na câmara de resfriados, que estava com pontos de ferrugem na porta, parede com rachaduras e acúmulo de gordura nas prateleiras. Na área de preparo, os ralos não eram sifonados – um deles estava quebrado e com uma grande abertura –, a lixeira não possuía pedal, os azulejos estavam quebrados e havia produtos armazenados diretamente no chão. Os fiscais encontraram 2kg de recheio de camarão e 2kg de recheio de frango sem especificação de data de validade e uma grande quantidade de sacos de lixo depositados em uma escada, muito próximo à área de manipulação de alimentos. Além disso, não foi apresentado o certificado de potabilidade da água.

Os fiscais descartaram 20kg de produtos – a maioria vencidos – na Le Depanneur (Rua Voluntários da Pátria, 86 – Botafogo). Também foram constatados pontos de ferrugem nas prateleiras da câmara resfriada. Foram descartados mais de 20kg de alimentos impróprios ao consumo na Padaria Rio Lisboa (Av. Ataulfo de Paiva, 1030 – Leblon). Entre os vencidos, havia massa doce de biscoito, massa de empada e carolinas. Entre os produtos sem especificação de prazo de validade, os fiscais encontraram três frangos assados em contato com as paredes da câmara de congelados e 6kg de massa de pão. Na área do balcão, havia lixeira aberta e sem pedal e as câmaras de congelados e de resfriados possuíam piso rugoso e batente da porta de madeira, ambos proibidos por Lei. Também havia goteira gerando acúmulo de água e pontos de ferrugem na porta. Na área de manipulação da padaria, o ralo não era sifonado e havia azulejos quebrados. Não foi apresentado o certificado do Corpo de Bombeiros.

Balanço da Operação Pão na Chapa:

1 – A Padaria (Rua Maria Angélica, 197 – Jardim Botânico): Ausência do Cartaz do Disque 151. Ausência do Cartaz do Disque 180. Ausência do Cartaz que informa o fornecimento de água gratuita. Livro de Reclamações não autenticado. Alvará vencido. Ausência de certificado de potabilidade da água. Vencidos: 690g de massa de pizza, 160g de brioche, 1kg e 100g de torrada, 518g de queijo gorgonzola. Sem especificação de validade: 932g de creme de cebola. Ausência de preços em produtos expostos.

2 – Danúbio Azul (Rua da Glória, 228 – Glória): Problemas estruturais: porta da câmara frigorífica de madeira e borracha danificada, necessidade de limpeza no ventilador. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de preços em produtos expostos. Vencidos: 1kg de pão de milho, 2kg e 250g de biscoito.

3 – Talho Capixaba (Av. Ataulfo de Paiva, 1022 – Leblon): Vencido: 2kg de salada grega. Problemas estruturais: congelador da área da cozinha fria com piso enferrujado e mofo na lateral externa, câmara de resfriados com piso rachado e pontos de ferrugem no rodapé, ralo não sifonado, lixeira sem pedal. Prazo de 15 dias para reparo.

4 – Panificação União (Rua Humaitá, 146 – Humaitá): Vencidos: 2litros e 500ml de cerveja. Sem especificação de validade: 5kg e 100g de carne bovina. Problemas estruturais: chão das câmaras com placas de alumínio com relevo, pontos de ferrugem e corrosão, teto da padaria descascado. Ausência do Cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do Cartaz do Disque 180. Ausência do Cartaz que informa o fornecimento de água gratuita.

5 – Padaria Viriato (Rua Bento Lisboa, 72 – Catete): Problemas estruturais: ralo sem tela de proteção, lixeira com pedal quebrado. Vencidos: 9kg e 800g de doce de leite, 3kg e 500g de fermento. Sem especificação de validade: 500g de palmito, 1kg de azeitona, 400g de champignon, 800g de molho branco, 1kg de requeijão, 200g de polvo cozido, 1kg de frios fatiados. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização.

6 – Le Depanneur (Rua Voluntários da Pátria, 86 – Botafogo): Problemas estruturais: pontos de ferrugem nas prateleiras da câmara resfriada. Produtos vencidos: 5kg de filé de coxa, 5kg de massa folhada, 1kg e 500g de fermento biológico fresco, 1kg e 950g de presunto, 5kg e 400g de mortadela, 1kg e 500g de tomate seco. Sem especificação de validade: 300g de cocada.

7 – Padaria Rio Lisboa (Av. Ataulfo de Paiva, 1030 – Leblon): Vencidos: 10kg de massa doce de biscoito, 1kg e 950g de massa de empada, 1kg e 700g de carolinas, 2kg e 860g de massa de biscoito de araruta. Sem especificação de validade: 3 frangos assados (2kg e 200g, que estavam em contato com as paredes da câmara de congelados), 6kg de massa de pão. Problemas estruturais: lixeira aberta e sem pedal na área do balcão, câmara de congelados e câmara de resfriados com piso rugoso, batente da porta de madeira, goteira gerando acúmulo de água, pontos de ferrugem na porta, ralo não sifonado na área de manipulação da padaria e azulejos quebrados. Prazo de 15 dias para reparo. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

8 – Pão Francês e Cia (Rua Bento Lisboa, 97 – Catete): Ausência do certificado de dedetização.

9 – Bela Guanabara (Rua Senador Vergueiro, 114 – Flamengo): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Vencidos: 1kg e 500g de pão de forma, 170g de iogurte, 5kg e 800g de massa de pão australiano.

10 – Padaria Santo Amaro (Rua do Catete, 82 – Catete): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Alvará de funcionamento. Problemas estruturais: pontos de ferrugem na câmara de congelados.

11 – Casa do Pão (Rua Marquês de Abrantes, 110 – Flamengo): Sem especificação de validade: 758g de queijo prato, 1kg e 100g de pão de forma, 3kg e 750g de salsicha, 955g de requeijão. Vencidos: 1kg de maionese, 4kg e 500g de fermento biológico.

12 – Padaria e Confeitaria Cantagalo (Rua Miguel Lemos, 99 – Copacabana): Sem especificação de validade: 2kg de frios, 500g de doce de leite. Ausência de certificado de potabilidade da água.

13 – Carmelo Armazém (Rua Correa Dutra, 39 – Catete): Vencidos: oito latas de 350 ml de refrigerante.

14 – Confeitaria Parque do Flamengo (Praia do Flamengo, 64 – Flamengo): Problemas estruturais: câmara refrigerada com piso rugoso, acúmulo de água e pontos de ferrugem no teto. Sem especificação de validade: 500g de palmito, 600g de champignon e 500g de salgados suínos. Ausência de certificado de potabilidade da água.

15 – Padaria Apolo XI (Rua Santa Clara, 169 – Copacabana): Sem especificação de validade: 2kg de recheio de camarão, 2kg de recheio de frango. Problemas estruturais: câmara de resfriados com pontos de ferrugem na porta, parede com rachaduras, e acúmulo de gordura nas prateleiras, ralos não sifonados na área de preparo, ralo quebrado com grande abertura, lixeira sem pedal, azulejos quebrados, produtos armazenados diretamente no chão, grande quantidade de sacos de lixo depositados na escada de acesso e área de preparo, muito próximos à área de manipulação de alimentos. Ausência de certificado de potabilidade da água. Baratas vivas e mortas na área de estoque e produção da padaria levando à interdição desses locais até que seja dedetizado e comprovado junto ao Procon.

16 – The Bakers (Rua Santa Clara, 86 – Copacabana): Problemas estruturais: Ralos não sifonados, lixeira com pedal quebrado, piso com rachaduras e pontos de ferrugem na câmara de congelados.

17 – Nova Conquista (Rua do Catete, 104 – Catete): Sem especificação de validade: 2kg e 900g de geleia de brilho, 500g de margarina e 550g de calabresa. Não havia tela de proteção nas janelas da cozinha.

18 – Rio Paraná (Rua Miguel Lemos, 17 – Copacabana): Sem especificação de validade e mal armazenados: 2kg e 800g, 2kg e 300g de costelinha de porco, 3kg e 200g de orelha de porco. Os ralos não eram sifonados e não havia tela de proteção na cozinha.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil