Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 16 estabelecimentos em Madureira

18.04.2018 - 16:15
IMG_20180418_112907edt_1524078934.68.jpg

O Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Coração Suburbano nesta quarta-feira (18/04). Os fiscais vistoriaram 22 estabelecimentos no bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio, entre lojas de vestuário, decoração, supermercados e outros artigos. Desses, 16 foram autuados. A fiscalização também esteve na Tijuca, outro bairro da Zona Norte, e autuou duas padarias.

No restaurante Frigideira Cia (Rua Carolina Machado, 484)os fiscais encontraram 7kg e 400g de produtos sem especificação de validade entre frango cru e frango assado, peixe grelhado, molho e empada de frango. Entre os problemas estruturais, o piso estava quebrado e o teto danificado, o ralo sem proteção e a lixeira da cozinha não possuía tampa. O estabelecimento não exibia o cartaz do Disque 180 – do combate à violência contra a mulher.

No supermercado Unidos (Av. Ministro Edgar Romero, 446) havia 1kg de ganache vencido e 3kg e 500g de salgadinhos congelados sem especificação de validade. Na área interna de preparo e estoque, os fiscais constataram os seguintes problemas: ralo sem proteção, borracha da porta danificada, chão rugoso e ferrugem na porta da câmara congelada. Não eram disponibilizadas balanças de precisão para o uso do consumidor e o estabelecimento não apresentou certificado de dedetização.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Casas Bahia (Av. Ministro Edgar Romero, 37); Di Santini (Av. Ministro Edgar Romero, 45/49); Chifon (Av. Ministro Edgar Romero, 54); Lojas Americanas (Estrada do Portela, 70); Viggore (Rua Carolina Machado, 446); South Co (Estrada do Portela, 158).

Fiscalização autua padarias da Tijuca

Parte dos fiscais esteve na Tijuca e autuou duas padarias do bairro. A Galpão Gourmet (Rua Barão de Mesquita, 370) estava com o ralo quebrado e não sifonado e o piso da cozinha quebrado. Além disso, os fiscais encontraram 700g de fios de ovos vencidos e constatou que o pão francês exposto à venda estava sem proteção contra insetos. Alguns produtos não exibiam seus preços. Já a Pão Companhia (Rua Conde de Bonfim, 488) também possuía pães expostos à venda sem proteção contra insetos e produtos sem preços.

Balanço da Operação Coração Suburbano:

1 – Super Rede (Rua Padre Manso, 188): Ausência de duas balanças de precisão. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de caixa preferencial. Ausência de certificado de potabilidade da água. Problemas estruturais: tendais enferrujados na câmara de carnes. Vencidos: 9kg e 570g de queijo, 2kg e 800g de peito de peru.

2 – Vezio Móveis (Rua Carvalho de Souza, 240): Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de cartaz do Disque 151. Valor do preço parcelado em tamanho maior que o total do preço à vista dos produtos expostos à venda.

3 – Sono Show (Rua Carvalho de Souza, 248): Valor das parcelas e preço em tamanho maior que o total do preço à vista dos produtos expostos à venda. Alguns produtos sem preços.

4 – C&A (Estrada do Portela, 41): Ausência de preços em alguns produtos. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Informa que não realiza troca de roupas íntimas.

5 – Caçula (Estrada do Portela, 51): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

6 – Ricardo Eletro (Rua Carvalho de Souza, 260): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Valor das parcelas e preço em tamanho maior que o total do preço à vista dos produtos expostos à venda. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações.

7 – Leader (Estrada do Portela, 62): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

8 – Frigideira & Cia (Rua Carolina Machado, 484): Sem especificação de validade: 1kg e 700g de frango cru, 2kg e 400g de frango assado, 1kg de peixe grelhado, 1kg e 300g de molho, 1 kg de empada de frango. Problemas estruturais: piso quebrado e teto danificado, ralo sem proteção, lixeira sem tampa. Ausência do cartaz do Disque 180 – combate à violência contra a mulher.

9 - Casas Bahia (Rua Carvalho de Souza,282): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações.

10 – Marisa (Estrada do Portela, 92): Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de preços em alguns produtos. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

11 – Lojas Magal (Rua Carvalho de Souza, 306): Valor das parcelas e preço em tamanho maior que o total do preço à vista dos produtos expostos à venda. Ausência de preços em alguns produtos. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

12 – Mega Venetillo (Estrada do Portela, 133): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

13 – O Amigão (Estrada do Portela, 145): Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

14 – Unidos (Av. Ministro Edgar Romero, 446): Vencido: 1kg de ganache. Sem especificação de validade: 3kg e 500g de salgadinhos congelados. Problemas estruturais: ralo sem proteção, borracha da porta danificada, chão rugoso, ferrugem na porta da câmara congelada. Ausência de duas balanças de precisão. Ausência de certificado de dedetização.

15 – Campeão (Av. Ministro Edgar Romero, 233): Problemas estruturais: porta da câmara de legumes com ferrugem, piso em cimento com rachadura, porta da câmara de carnes com a borracha solta e com ferrugem, porta da câmara de laticínios descascada com ferrugem, ralo sem proteção.

16 – Bagaggio (Av. Ministro Edgar Romero, 37): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em alguns produtos.

17 – Galpão Gourmet (Rua Barão de Mesquita, 370 – Tijuca): Problemas estruturais: ralo e piso quebrado, ralo sem tela de proteção. Vencidos: 700g de fios de ovos. Pão francês exposto a venda sem proteção contra insetos. Produtos sem preços.

18 – Pão & Companhia (Rua Conde de Bonfim, 488 – Tijuca): Pão exposto à venda sem proteção contra insetos. Produtos sem preços. Produtos sem preços.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil