Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 21 lojas de bairros do Grande Méier nesta sexta-feira

20.04.2018 - 16:25
IMG_20180420_112420edt_1524252314.07.jpg

O Procon Estadual realizou a Operação Menino do Engenho nesta sexta-feira (20/04). Os fiscais vistoriaram 25 estabelecimentos entre supermercados, farmácias, lojas de vestuário e artigos para casa. A ação ocorreu em diversos bairros da região do Grande Méier: Engenho Novo, Engenho de Dentro, Cachambi, e o próprio Méier. Foram descartados 42kg e 900g de produtos impróprios ao consumo.

As duas filiais do supermercado Prezunic fiscalizadas na ação de hoje foram autuadas. A filial da Rua Dias da Cruz, 579, no Méier, armazenava 38kg de carne previamente moída, contrariando a legislação estadual que define a moagem na hora,na frente do freguês - a menos que a carne já venha moída do produtor. Além disso, os fiscais constataram piso rugoso, pallets de madeira e piso em cimento com rachaduras nas câmaras resfriadas. A outra filial da rede, localizada na Rua Souza Barros, 450, no Engenho Novo, também possuía problemas estruturais nas suas câmaras, como piso rachado e porta com ferrugem. O Livro de Reclamações deste segundo estabelecimento não estava autenticado pelo Procon-RJ.

Já no Supermercado Mundial (Rua Souza Barros, 164 – Engenho Novo), o piso da câmara de congelados possuía buracos e o estabelecimento não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros. No Cachambi, uma filial do Rede Economia (Rua Cachambi, 354) foi autuada devido a sua estrutura interna estar com o piso rachado, os trilhos enferrujados, porta da câmara com defeito na vedação, pontos de ferrugem e paredes internas da câmara de congelados enferrujadas. Lá estavam vencidos 4kg e 900g de pasta de doce de leite.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Brasil Cacau (Rua Dias da Cruz, 188 – Méier); Droga Raia (Rua Dias da Cruz, 454 – Méier); Lojas Americanas (Rua Dias da Cruz, 481 – Méier); Marisa (Rua Dias da Cruz, 155 – Méier).A operação recebeu o nome do clássico da Literatura Brasileira, escrita por José Lins do Rêgo, em referência ao fato dos bairros do Grande Méier, região alvo os fiscais, ter sido conhecida como “área dos engenhos” na época do Império.

Balanço da Operação Menino do Engenho

1 – Prezunic (Rua Dias da Cruz, 579 – Méier): Problemas estruturais: piso rugoso, pallets de madeira, piso em cimento com rachaduras. Havia 38kg de carne moída previamente.

2 – Prezunic (Rua Souza Barros, 450 – Engenho Novo): Problemas estruturais: piso rachado e porta com ferrugem. Ausência de autenticação no Livro de Reclamações.

3 – Hering (Rua Dias da Cruz, 140 – Méier): Ausência de preço em alguns produtos. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

4 – Italínea (Rua Dias da Cruz, 520 – Méier): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

5 – Citylar (Rua Dias da Cruz, 498 – Méier): Ausência de preço em alguns produtos.

6 – Casa Vídeo (Rua Souza Barros, 450 – Engenho Novo): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização.

7 – La Martine (Rua Dias da Cruz, 490 – Méier): Ausência de autenticação no Livro de Reclamações. Ausência de preço em alguns produtos. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

8 – Rede Economia (Rua Cachambi, 354 – Cachambi): Problemas estruturais: piso rachado,trilhos enferrujados e pontos de ferrugem na porta e paredes internas da câmara de congelados, porta da câmara com defeito na vedação. Vencidos: 4kg e 900g de pasta de doce de leite.

9 – Casa Tarouca Pneus (Rua General Belegarde, 45 – Engenho Novo): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de preço em alguns produtos.

10 – Drogaria Pacheco (Rua Dias da Cruz, 380 – Méier): Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações.

11 – Fabrica de Bolo Vó Alzira (Rua Adolfo Bergamini, 76 – Engenho de Dentro): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água.

12 – Farmácia Pague Menos (Rua Dias da Cruz, 47 – Méier): Ausência de preço em alguns produtos. Ausência de cartaz do Disque 151. Não atualiza preços da revista.

13 – Drogaria Principal (Rua Barão do Bom Retiro, 865 – Engenho Novo): Ausência de preço em alguns produtos. Não atualiza preços da revista.

14 – Pontapé (Rua Dias da Cruz, 121 – Méier): Ausência de preço em alguns produtos. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. O valor do preço da parcela era exibido em tamanho maior que o preço do produto à vista.

15 – Heliar (Rua Barão do Bom Retiro, 514 – Engenho Novo): Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preço em alguns produtos.

16 – Guanabara (Rua Adolfo Bergamini, 113 – Engenho de Dentro): Problemas estruturais: pallet de madeira e pontos de ferrugem na estante das câmaras refrigeradas.

17 – TeleRio (Rua Dias da Cruz, 216 – Méier): Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. O valor do preço da parcela era exibido em tamanho maior que o preço do produto à vista. Ausência do Alvará de funcionamento.

18 – Drogaria Altas Horas (Rua Souza Barros, 27 – Engenho Novo): Ausência de preço em alguns produtos. Ausência de cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

19 – Bagaggio (Rua Dias da Cruz, 250 – Méier): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

20 – Supermercado Mundial (Rua Souza Barros, 164 – Engenho Novo): Problemas estruturais: piso com buracos na câmara de congelados. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

21 – Impecável (Rua Dias da Cruz, 204 – Méier): Ausência de preço em alguns produtos.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil