Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: HB20 e HB20S

26.04.2018 - 11:43

A HYUNDAI MOTOR BRASIL convoca os proprietários dos veículos HB20 e HB20S equipados com motor 1.0 Turbo e transmissão manual de 06 marchas, modelos 2016 a 2018, fabricados entre 28/01/2016 e 05/02/2018, de chassis 9BHBG51BAGP561697 a 9BHBG51BAJP870541, não sequenciais, para comparecerem a uma Concessionária Hyundai Motor Brasil (“HMB”), a fim de inspecionar a Válvula de Controle de Vácuo do Servo Freio do veículo e, se necessário, substituí-la de forma gratuita.

Marca/Modelo/Ano Periodo de fabricação

HB20 e HB20S 1.0 Turbo2016 a 201828/01/2016 e 05/02/2018

Chassis (6 últimos dígitos)

561697 a 870541

Razões Técnicas

Em determinados casos poderá ocorrer ressecamento da Válvula de Controle de Vácuo do Servo Freio devido à sua localização próxima ao Conversor Catalítico e consequente exposição à alta temperatura. Durante a condução normal do veículo, o condutor poderá notar um ruído similar a um assovio na região do motor. Também poder ser observada oscilação da marcha lenta e, ao continuar operando nestas condições, é possível ocorrer o endurecimento do pedal de freio devido à redução de vácuo no Servo Freio.

Riscos e Implicações

A redução de vácuo do sistema de assistência de frenagem poderá ocasionar o endurecimento do pedal de freio demandando uma força maior a ser aplicada ao pedal, o que pode ocasionar aumento do tempo e distância das frenagens e gerar risco de acidentes, com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros.

Importante

Independentemente do endurecimento do pedal, o sistema de freio continua funcionando, bastando apenas um esforço adicional do condutor no acionamento do pedal de freio para parar o veículo.

Início do Atendimento 29/03/2018

Medidas Preventivas

A Hyundai recomenda ao condutor interromper o uso do veículo e procurar imediatamente uma Concessionária HMB caso identifique ruído similar a um assovio na região do motor e oscilação da marcha lenta, que será indicada pelo ponteiro de RPM no painel durante a condução do veículo.SoluçãoInspeção da Válvula de Controle de Vácuo do Servo Freio de todos os veículos envolvidos na Campanha. Se não houver danos, será aplicado Isolador Térmico sobre a peça. Nos casos de eventuais danos, haverá substituição das peças já com o Isolador Térmico.

Contato

O agendamento para a inspeção pode ser realizado diretamente na Concessionária HMB de sua preferência. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento Hyundai pelo telefone 0800-770-3355, de segunda à sexta-feira das 8h00 às 20h00 e aos sábado das 09h00 às 15h00.

Locais de Atendimento e Duração do Reparo

A inspeção gratuita de todos os veículos sujeitos a esta campanha e a substituição da peça, quando necessária, serão realizadas na Rede de Concessionárias HMB, com duração de aproximadamente de 30 (trinta) minutos.

Visando resguardar a segurança e a satisfação de seus clientes, a HYUNDAI MOTOR BRASIL destaca a importância do pronto atendimento a esta convocação.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil