Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 13 lojas de autopeças nas Zonas Norte e Oeste do Rio

26.04.2018 - 15:42
20180426_095812edt2_1524768168.77.jpg

O Procon Estadual realizou nova ação da Operação Pitstop nesta quinta-feira (26/04). Os fiscais estiveram nas regiões de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, e da Penha, na Zona Norte, e vistoriaram 16 lojas de autopeças. Dessas, 13 foram autuadas.

A irregularidade mais frequente encontrada foi a ausência de preços nos produtos vendidos assim como nos serviços oferecidos. Em 12 lojas não havia preços em produtos e outras quatro não havia cartazes informando o valor dos serviços prestados. Dessa forma, o consumidor não tem como saber o preço sem falar com o vendedor, quando a informação deve estar clara e visível segundo a lei.

Outra irregularidade encontrada em seis estabelecimentos foi a ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.Os estabelecimentos Altese Auto Peças (Av. Lobo Junior, 874 – Penha), RJ Pneus (Rua Montevideu, 24 – Penha) e Rio Paiva Pneus (Estrada do Tindiba, 1525 – Taquara) não apresentaram irregularidades.

Balanço da Operação Pitstop

1 – Rodacar (Largo do Pechincha, 38 – Pechincha): Ausências de preços em produtos expostos e tabela de preços de serviços prestados. Ausência do cartaz com o telefone do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento.

2 – Fontanario Autopeças (Av. Lobo Junior, 682 – Penha): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Ausências de preços em produtos expostos.

3 – Tigrão Autopeças (Estrada do Tindiba, 982 – Taquara): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausências de preços em produtos expostos.

4 – Evoque Autopeças (Av. Lobo Junior, 1031 – Penha): Ausências de preços em produtos expostos à venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do cartaz com o telefone do Procon. Ausência do Livro de Reclamações.

5 – Tigrão Autopeças (Av. Lobo Junior, 1287 – Penha): Ausências de preços em produtos expostos. Ausência do Livro de Reclamações.

6 – Tindiba Pneus (Estrada do Tindiba, 1450 – Taquara): Ausências de preços em produtos expostos e tabela de preços de serviços prestados.

7 – Gilson Pneus (Estrada do Tindiba, 1575 – Taquara): Cartaz limitava a venda de quatro pneus por cliente.

8 – Import Vans (Av. Lobo Junior, 1442 – Penha): Ausências de preços em produtos expostos. Ausência do cartaz com o telefone do Procon. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

9 – Lisboa Fiat Autopeças (Av. Lobo Junior, 1495 – Penha): Ausências de preços em produtos expostos. Ausência do cartaz com o telefone do Procon. Ausência do Livro de Reclamações.

10 – Batalha Shopping (Estrada do Tindiba, 1437 – Taquara): Ausências de preços em produtos expostos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do Livro de Reclamações.

11 – GAP Rio (Estrada dos Bandeirantes, 449 – Jacarepaguá): Ausências de preços em produtos expostos. Ausência do Livro de Reclamações.

12 – Master Pneus (Rua Sargento Aquino, 10 – Olaria): Ausências de preços em produtos expostos e tabela de preços de serviços prestados.

13 – Kokota Auto Center (Av. Geremário Dantas, 1143 – Freguesia): Ausências de preços em produtos expostos e tabela de preços de serviços prestados.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil