Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 13 lojas de autopeças na Zona Norte nesta sexta-feira

27.04.2018 - 16:15
IMG_20180427_093600edt2_1524856534.5.jpg

Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Pitstop nesta sexta-feira (27/04). Foram fiscalizados 15 estabelecimentos dos bairros do Cachambi, Vasco da Gama, Méier, São Cristóvão, São Francisco Xavier e Riachuelo. Desses, 13 locais foram autuados.

A loja Coronel Autopeças (Rua Figueira de Melo, 410, São Cristóvão) não apresentou o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros nem Alvará de funcionamento. Não eram exibidos os preços em alguns produtos à venda, além disso o Livro de Reclamações e do cartaz com o telefone do Procon não foram encontrados pelos fiscais. Assim como essa loja, outras 11 não informavam os preços dos produtos e oito não apresentaram o certificado dos Bombeiros.

A Veluplast (Rua Escobar, 40, São Cristóvão) exibia em cartazes a fonte do preço no pagamento à vista em tamanho menor que a fonte do preço parcelado, não deixando clara e precisa a informação do valor real do produto, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Tekstar (Av. Brasil, 1857 – São Cristóvão) e RJ Pneus (Rua Vitor Meireles, 221 – Riachuelo).

Em quatro ações da Operação Pitstop realizadas desde a última terça-feira (24/04), os fiscais do Procon Estadual constataram que a irregularidade mais frequente foi a falta de informação acerca de preços de produtos e serviços oferecidos. Foram fiscalizadas 63 lojas neste período e 55 dessas foram autuadas. Destas, 47 não exibiam preços dos produtos expostos à venda.

Balanço de Hoje da Operação Pitstop:

1 – R3 Pneus Autocenter (Av. Dom Helder Câmara, 4840 – Cachambi): Ausência de preços em alguns produtos à venda. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

2 – Mecânica Vasco da Gama (Rua São Januário, 817 – Vasco da Gama): Ausência de tabela de preços sobre os serviços. Ausência do certificado aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de Livro de Reclamações.

3 – ABC Pneus (Rua Arquias Cordeiro, 530 – Méier): Ausência do certificado aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em alguns produtos à venda.

4 – Coronel Autopeças (Rua Figueira de Melo, 410 – São Cristóvão): Ausência do certificado aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de preços em alguns produtos à venda. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone do Procon.

5 – Pronauto Autopeças (Rua São Cristóvão, 745 – São Cristóvão): Ausência de preços em alguns produtos à venda.

6 – Brazilian Sound (Rua Hermengarda, 131 – Méier): Ausência de preços em alguns produtos à venda. Ausência de tabela de preços sobre os serviços. Ausência do certificado aprovação do Corpo de Bombeiros.

7 – Xodó Auto Center (Rua Venceslau, 30 – Méier): Ausência do certificado aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz com o telefone do Procon. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de tabela de preços sobre os serviços.

8 – Só Motor (Rua São Cristóvão, 814 – São Cristóvão): Ausência do certificado aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em alguns produtos à venda.

9 – Veluplast (Rua Escobar, 40 – São Cristóvão): Na oferta, a fonte do preço à vista é menor que a do preço parcelado.

10 – Duro Auto Peças (Rua Escobar, 40 A – São Cristóvão): Ausência de preços em alguns produtos à venda.

11 – Layla Autopeças (Rua Torres Sobrinho, 77 – Cachambi): Ausência de preços em alguns produtos à venda. Ausência do certificado aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone do Procon.

12 – Feet Kar Autopeças (Rua Escobar, 77 – São Cristóvão): Ausência de preços em alguns produtos à venda. Ausência do cartaz com o telefone do Procon. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações.

13 – Dinamicar (Av. Marechal Rondon, 490 – São Francisco Xavier): Ausência de preços em alguns produtos à venda. Ausência de tabela de preços sobre os serviços. Ausência do certificado aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz com o telefone do Procon. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil