Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 25 lojas no Norte Shopping

11.05.2018 - 16:27
20180511_123010edt3_1526068584.9.jpg

O Procon Estadual, nesta sexta-feira (11/05), realiza nova etapa da Operação Cegonha. Desta vez o alvo é o Norte Shopping, na Zona Norte do Rio. A ação, que tem o objetivo de vistoriar lojas tendo em vista o Dia das Mães, vistoriou 207 lojas durante esta semana e autuou 102 delas. A ação de hoje fiscalizou 40 lojas e dessas, 25 foram autuadas.

A ausência de preços nas mercadorias expostas à venda, problema recorrente encontrado pela Operação Cegonha na maioria das lojas fiscalizadas nesta semana, foi constatada em 13 lojas na ação de hoje. Os seguintes estabelecimentos não exibiam os valores de seus produtos: Sui Generis, Samsung, Cellairis, Rio Jóias, Coca Cola, O Boticário, Prata Prata, Ortobom, Riachuelo, Lulean, Rommanel, First Class e Sonho dos Pés.

Não apresentaram irregularidades as seguintes lojas: Fast Shop, L´Equipe, Ponto Frio Mobile, Lindt, Magia dos Pés, Brulane, Lojas Americanas, Lupo, Antonella, Enzo, Feranda, Oi, Di Santinni, Conserte e Unifoto.

Balanço da Operação Cegonha:

1 – CL Jóias: No cartaz promocional o preço à vista está em tamanho inferior ao preço da parcela, induzindo o consumidor em erro. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

2 – Sui Generis: Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

3 – Public House: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de alvará de funcionamento.

4 – Óticas do Povo: No cartaz promocional o preço à vista está em tamanho inferior ao preço da parcela, induzindo o consumidor em erro.

5 – Euro Colchões: Ausência do Livro de Reclamações.6 – Yell: Ausência de alvará de funcionamento.

7 – Tim: Livro de Reclamações não autenticado.

8 – Saraiva: Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

9 – Samsung: Ausência do cartaz informando o endereço e telefone do Procon. Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

10 – Cellairis: Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Livro de Reclamações não autenticado. Ausência do cartaz informando o endereço e telefone do Procon.

11 – Claro: No cartaz promocional da vitrine, há preços à vista em tamanho inferior ao preço da parcela, induzindo o consumidor em erro.

12 – Rio Jóias: Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

13 – Garzon Turismo: Livro de Reclamações não autenticado.

14 – Coca Cola: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços nos produtos expostos à venda.

15 – Vivo: Livro de Reclamações não autenticado.

16 – O Boticário: Ausência de preços nos produtos expostos à venda.Ausência do cartaz informando o endereço e telefone do Procon.

17 – Prata Prata: Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Ausência do cartaz informando o endereço e telefone do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

18 – Ortobom: Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Ausência do cartaz informando o endereço e telefone do Procon. Ausência do Livro de Reclamações.

19 – Riachuelo: Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Ausência do cartaz informando o endereço e telefone do Procon.20 – LG: No cartaz promocional o preço à vista está em tamanho inferior ao preço da parcela, induzindo o consumidor em erro.

21 – Lulean: Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Ausência do cartaz informando o endereço e telefone do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

22 – World Tennis: No cartaz promocional o preço à vista está em tamanho inferior ao preço da parcela, induzindo o consumidor em erro.

23 – Rommanel: Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Ausência do cartaz informando o endereço e telefone do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

24 – First Class: Ausência de preços nos produtos expostos à venda. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de alvará de funcionamento.

25 – Sonho dos Pés: Ausência de preços nos produtos expostos à venda.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil