Procon Estadual autua uma casa de repouso e 10 creches no Rio
21.05.2018 - 16:54
O Procon Estadual realizou a primeira ação da Operação Heidi nesta segunda-feira (21/05), que tem o objetivo de vistoriar creches e casas de repouso para idosos. Os fiscais estiveram em bairros da Zona Sul e Oeste do Rio e em Icaraí, Niterói. Dos 16 locais vistoriados, 11 foram autuados.
Na Freguesia,os fiscais descartaram 120g de requeijão e 110g de mostarda na cozinha da creche Laço de Ternura (Rua Mamoré, 115). No número 52 da mesma rua, a Casa de Repouso CATI foi autuada devido aos seus banheiros não possuírem adaptaçãoadequadaaos idosos. Além disso, não havia no local um exemplar do Livro de Reclamações, o certificado do Corpo de Bombeiros, o Código de Defesa do Consumidor e um cartaz do Disque 180 – do combate à violência contra a mulher.
Em Ipanema , a cozinha da Creche Petra (Rua Barão de Jaguaripe, 35) estava sem tela de proteção na janela e o pedal da lixeira quebrado. A creche também não possuía o cartaz informando o telefone e o endereço do Procon Estadual, o cartaz do Livro de Reclamações nem o certificado de potabilidade da água e de dedetização.
Não Foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Amora (Rua Barão de Icaraí, 18 – Icaraí); Bambalalão (Rua Mamoré, 92 – Freguesia); Creche Bonfim (Rua Buarque de Macedo, 77 - Flamengo); Instituto Nossa Senhora da Piedade (Rua Fernando Osório, 24 – Flamengo) e Os Batutinhas (Rua Redentor, 265 – Ipanema).
O nome da operação é uma referência ao clássico da literatura infanto-juvenil “Heidi”, escrito no século XIX pela autora suíça Johanna Spyri. A obra foi adaptada inúmeras vezes para cinema, teatro, TV, quadrinhos e animação.Elanarra as aventuras da jovem órfã Heidi, que, após a morte prematura de seus pais, acaba indo viver com seu avô carrancudo nos Alpes Suíços. Aos poucos ela vai quebrando a dureza no coração do velho ermitão.
Balanço da Operação Heidi
1 – Creche Escola Bem Querer (Rua Nascimento Silva, 127 – Ipanema): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz informando o telefone e o endereço do Procon. Ausência do certificado de dedetização e de potabilidade da água.
2 – Casa de Repouso CATI (Rua Mamoré, 52 – Freguesia): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de banheiros adaptados. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do cartaz do Disque 180 – do combate à violência contra a mulher.
3 – Centro Lúdico Infantil (Rua Paissandu, 384 – Flamengo): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do cartaz informando o telefone e o endereço do Procon.
4 – Colégio Excelência (Rua Paissandú, 356 – Flamengo):Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização e de potabilidade da água. Ausência do cartaz informando o telefone e o endereço do Procon.
5 – Criativa Creche Escola (Rua Henrique Oswald, 155 – Copacabana): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
6 – Escola Dínamis (Rua Marques de Penedo, 26 – Laranjeiras): Ausência do cartaz informando o telefone e o endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de potabilidade da água.
7 – Laço de Ternura (Rua Mamoré, 115 – Freguesia): Produtos com prazo de validade vencido: 120g de requeijão e 110g de mostarda.
8 – Mamãe Posso Ir (Rua Hilário de Gouveia, 114 – Copacabana): Ausência do cartaz informando o telefone e o endereço do Procon.
9 – Marca Viva (Estrada do Bananal, 166 – Freguesia): Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do Livro de Reclamações.
10 – Petra (Rua Barão de Jaguaripe, 35 – Ipanema): Ausência do cartaz informando o telefone e o endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização. Problemas estruturais: Ausência de tela de proteção na janela da cozinha e lixeira com pedal quebrado.
11 – Primeiros Passos (Rua Joana Angélica, 243 – Ipanema): Ausência do cartaz informando o telefone e o endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização.