Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 15 padarias em Jacarepaguá, Tijuca, Maracanã e Vila Isabel

28.05.2018 - 16:35
20180528_110903edt2_1527536126.95.jpg

O Procon Estadual realizou nesta segunda-feira (28/05) nova etapa da Operação Pão na Chapa, que tem o objetivo de vistoriar padarias. Nesta ação foram fiscalizados 15 estabelecimentos em Vila Isabel , Maracanã e Tijuca, na Zona Norte, e na região de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Todos foram autuados e 41kg e 891g de produtos foram descartados.

No Maracanã, Zona Norte do Rio, o Ateliê do Pão (Rua Deputado Soares Filho, 390) não apresentou o alvará de funcionamento e o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, além de não possuir um exemplar do Livro de Reclamações. Havia produtos mal armazenados e em contato direto com o chão, entre refrigerantes e água mineral, e 7kg e 500 g de produtos sem especificação de data de validade, entre farinha de batata doce, margarina e essências. Estavam vencidos 4kg de farinha de batata doce, 500g de paçoca e 318g de pepperoni. Na cozinha a lixeira estava sem tampa.

Na Zona Oeste, no bairro de Pechincha, os fiscais interditaram a saída de gás da Planeta dos Pães (Rua Retiro dos Artistas, 1088), pois não havia certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, mas um botijão estava sendo utilizado. Havia produtos sem especificação de prazo de vencimento: 2kg e 975g de recheio de frango e 800g de frios, 1kg e 430g de mortadela, 1kg e 600g de presunto. Os fiscais também encontraram problemas estruturais: pontos de ferrugens na câmara, goteira e pallets de madeira, fiação exposta e acúmulo de sujeira na cozinha. Estavam ausentes os cartazes do Disque 151 e aquele que informa a oferta de água potável e gratuita. Também não foi apresentado o certificado de potabilidade da água e o Livro de Reclamações.

Balanço da Operação Pão na Chapa

1 – Rita de Cássia Gastronomia (Rua Alfredo Brito, 4 – Tijuca): Problemas estruturais: parede da área de produção da padaria com ausência de ladrilho em uma das partes da coluna estrutural e piso quebrado.

2 – Arte e Pão (Rua Pereira Nunes, 233 – Vila Isabel): Problemas estruturais: parede sem revestimento, pontos de ferrugem na geladeira, interna e externamente, ralos sem tela de proteção, equipamentos e utensílios enferrujados. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

3 – Ateliê do Pão (Rua Deputado Soares Filho, 390 – Maracanã): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de Livro de Reclamações. Produtos mal armazenados e em contato direto com o chão: refrigerantes, água com gás, agua sem gás. Produtos sem especificação de validade: 6kg de farinha de batata doce, 700g de margarina, 500ml de aroma de coco, 300ml de amora de laranja. Vencidos: 4kg de farinha de batata doce, 500g de paçoca, 318g de pepperoni. Problemas estruturais: lixeira sem tampa.

4 – Cisne Branco (Estrada de Jacarepaguá, 783 – Freguesia): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Problemas estruturais: ausência de proteção de acrílico para os pães na padaria, fiação exposta na cozinha.

5 – Empório Lamego (Rua Conde de Bonfim, 160 – Tijuca): Ausência de Alvará de funcionamento. Problemas estruturais: ralo não sifonado e piso quebrado na padaria e na câmara de resfriados. Vencidos: 3kg e 130g de chocolate, 1 kg de massa para pão doce, 4kg de milho, 768g de muçarela.

6 – Forno do Dão (Estrada dos Três Rios, 1156 – Freguesia): Problemas estruturais: buracos no teto, azulejos quebrados e lixeira sem pedal.

7 – Frontal da Tijuca (Rua Conde de Bonfim, 183 – Tijuca): Problemas estruturais: ralo não sifonado, mofo nas portas dos balcões refrigerados. Sem especificação de validade: 2kg de leite condensado e 600g de maionese. Vencidos: 900g de pizza.

8 – Irreverente (Praça Professora Camisão, 49 - Freguesia): Ausência de tela de proteção no basculante da cozinha.

9 – Kuffura (Estrada dos Três Rios, 311 – Freguesia): Vencidos: 700g de poupa de manga. Problemas estruturais: piso quebrado, lixeira sem pedal, acúmulo de gordura no teto, telas de proteção rasgada, fios expostos, acumulo de sujeira, ladrilho rachado. Ausência do Livro de Reclamações.

10 – Maravilhas do Trigo (Rua Barão de Mesquita, 402 – Vila Isabel): Problemas estruturais: pisos com rachaduras, fiação exposta, parede da cozinha com abertura para área interna sem tela de proteção. Ausência de cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços nos produtos expostos na vitrine. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água.

11 – Padaria Santa Marta (Rua Conde de Bonfim, 75 – Tijuca): Problemas estruturais: piso quebrado e lixeira sem acionamento por pedal.

12 – Padaria Praça Sete (Rua Barão de Drummond, 31 – Vila Isabel):Vencidos: 560g de petit suisse, 840g de iogurte, 90g de creme de chocolate. Sem especificação de validade: 1kg e 700g de recheio de frango, 1kg de recheio de camarão. Problemas estruturais: piso com rachaduras e ponto de ferrugem na geladeira. Certificado de potabilidade da água vencido.

13 – Rainha de Vila Isabel (Rua Teodoro da Silva, 920 – Vila Isabel): Livro de Reclamações não autenticado. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em produtos expostos à venda. Problemas estruturais: ausência de tela de proteção na parte superior da porta de ferro aberta para o corredor da área externa, piso com buracos, parte da parede sem revestimentos.

14 – Casa do Pão (Rua Desembargador Isidro, 23 – Tijuca):Problemas estruturais: ralos quebrados, teto enferrujado e com goteiras, teto quebrado, pontos de ferrugem na bancada de manipulação. Sem especificação de validade: 2kg e 238g de azeitonas pretas, 478g de azeitona verde fatiada, 1kg de tomate seco, 564g de chantilly, 1kg e 200g de creme alemão.

15 – Planeta dos Pães (Rua Retiro dos Artistas, 1088 – Pechincha):Produtos sem especificação de validade: 2kg e 975g de recheio de frango e 800g de frios, 1kg e 430g de mortadela, 1kg e 600g de presunto. Problemas estruturais: pontos de ferrugens na câmara, goteira e pallets de madeira, fiação exposta e acúmulo de sujeira na cozinha. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Encontrado botijão de gás. Bico interditado. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do cartaz que informa a oferta de água potável e gratuita. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil